MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. INSS tem 20 dias para pagar benefício a mulher com tendinite aguda
Saúde

INSS tem 20 dias para pagar benefício a mulher com tendinite aguda

Em decisão, magistrada destacou a necessidade do benefício para o tratamento da autora.

Da Redação

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Atualizado às 11:09

A 1ª vara Federal de Paranavaí/PR determinouque o INSS - Instituto Nacional de Seguro Social conceda o BPC/LOAS - Benefício de Prestação Continuada a uma mulher de 62 anos que sofre de tendinite acentuada. A decisão, proferida pela juíza Federal Melina Faucz Kletemberg, determina que o benefício seja concedido no prazo de 20 dias.

A autora da ação recebeu diagnóstico de "tendinopatia acentuada do supraespinhal, com pequena área de rotura parcial de suas fibras, tendinopatia do infraespinhal, bursite subacromial/deltoideana, tendinite do supra-espinhoso em seus ombros". Essa condição médica causa fortes dores nas regiões dos ombros e da lombar, exigindo tratamento medicamentoso contínuo. Diante disso, a mulher solicitou o benefício ao INSS, mas teve seu pedido negado.

A justificativa apresentada pela autarquia foi a de que a requerente não se enquadrava no critério legal de miserabilidade, que estabelece que a renda familiar per capita não pode ser superior a ¼ do salário mínimo. Atualmente, a mulher reside com o marido, cuja única fonte de renda é uma aposentadoria por invalidez no valor de R$ 1.320.

 (Imagem: Melina D' Lourdes/Ato Press/Folhapress)

Magistrada afirmou que a parte autora preenche o requisito socioeconômico para receber o benefício.(Imagem: Melina D' Lourdes/Ato Press/Folhapress)

Em sua decisão, a magistrada destacou que a análise social realizada confirmou que o grupo familiar é composto por apenas duas pessoas e que "para fins de cálculo da renda bruta familiar, o rendimento do marido deve ser excluído, na forma da legislação vigente. Assim, a parte autora preenche o requisito socioeconômico".

Ademais, a magistrada ainda considerou que a "a natureza alimentar da verba, a tornar imprescindível seu pronto recebimento, bem como a existência de expresso pedido da parte autora, defiro a medida cautelar e determino o cumprimento da obrigação no prazo de 20 dias a contar da intimação da autoridade competente".

Assim, a juíza determinou o pagamento das parcelas atrasadas, até a data do início do pagamento do benefício. "Observada a prescrição quinquenal, o pagamento de todas as prestações vencidas até 1 ano após a propositura desta ação ou até a DIP - o que ocorrer primeiro - fica limitado ao teto de 60 salários-mínimos da época do pedido inicial".

O Tribunal omitiu o número do processo.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616