MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP mantém pena de cuidador que tentou matar uma idosa com martelo
Latrocínio e extorsão

TJ/SP mantém pena de cuidador que tentou matar uma idosa com martelo

No acórdão, o colegiado considerou que o réu premeditou o crime e usou de violência para conseguir subtrair o patrimônio da vítima.

Da Redação

sábado, 3 de agosto de 2024

Atualizado às 16:59

A 16ª câmara de Direito Criminal TJ/SP confirmou a condenação de um cuidador de idosos por tentativa de latrocínio e extorsão, reajustando a pena para 13 anos, 6 meses e 19 dias de reclusão em regime inicial fechado.

No caso, a vítima, idosa de 79 anos, havia contratado o auxiliar de enfermagem para ajudar no cuidado do seu marido, que sofria de Alzheimer. Após notar o desaparecimento de dinheiro, ela desconfiou do cuidador e decidiu demiti-lo.

Dias depois, o homem voltou à residência sob o pretexto de buscar um calçado e tentou assassiná-la com uma faca e um martelo. Acreditando que a havia matado, ele roubou sua carteira e fugiu. Duas semanas depois, ele começou a ameaçá-la de morte, exigindo valores entre R$ 25 mil e R$ 50 mil.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP mantém pena de cuidador que tentou matar uma idosa com martelo.(Imagem: Freepik)

O relator do recurso, desembargador Marcos Alexandre Coelho Zilli, ressaltou que o réu premeditou o crime e usou de violência para conseguir subtrair o patrimônio da vítima.

"O fato de o delito ter sido cometido na residência da ofendida é revelador de uma maior reprovabilidade. Com efeito, goza o domicílio de especial proteção constitucional - tratando-se de asilo inviolável - por constituir-se em espaço dedicado à convivência do indivíduo e de sua família, além de tratar-se de ambiente onde pode desenvolver a sua intimidade. Assim, a ação do acusado revela maior audácia, inserindo-se no âmbito das circunstâncias do crime como especial aspecto indicativo de maior reprovabilidade", afirmou.

A decisão foi unânime.

  • Processo: 1521971-45.2022.8.26.0050

As informações são do TJ/SP. 

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA