MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cuidadora não receberá insalubridade por trocar fralda de idosos
Insalubridade

Cuidadora não receberá insalubridade por trocar fralda de idosos

De acordo com relatora, atividades de higienização pessoal e troca de fraldas não dão direito ao adicional por ausência de previsão em norma do Ministério do Trabalho.

Da Redação

terça-feira, 4 de junho de 2024

Atualizado às 18:59

A 6ª turma do TRT da 2ª região manteve sentença que negou adicional de insalubridade a uma cuidadora que atuava em uma instituição residencial para idosos.

A profissional alegava que, entre as atividades exercidas, estavam a troca de fraldas, curativos e auxílio nos banhos. No entanto, a prova pericial concluiu que não havia exposição a agentes nocivos.

Segundo os autos do processo, a cuidadora trabalhava no período diurno, cuidando de cinco idosos e integrando uma equipe de 10 a 12 colaboradores. O perito designado avaliou o ambiente de trabalho e não identificou nenhuma atividade que pudesse ser caracterizada como insalubre. O laudo foi aceito pelo juízo de 1º grau.

Inconformada, a reclamante recorreu, alegando que a exposição a agentes insalubres seria incontroversa. Entretanto, a sentença foi confirmada, levando em consideração a perícia e um processo da turma que julgou caso semelhante.

 (Imagem: Freepik)

Empregada que trocava fralda de idosos não receberá insalubridade.(Imagem: Freepik)

De acordo com a relatora do caso, desembargadora Beatriz Helena Miguel Jiacomini, a jurisprudência do TRT 2ª região é firme no entendimento de que as atividades de higienização pessoal e troca de fraldas, inerentes à função da autora, não dão direito ao adicional de insalubridade, por ausência de previsão em norma do Ministério do Trabalho.

A magistrada também ressaltou que "o apelo que pretende afastar as conclusões periciais deve ser robustamente embasado". No caso, a relatora entendeu que a empregada se limitou a afirmar que a exposição a agentes insalubres seria fato incontroverso, o que não foi suficiente para convencer o Tribunal.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA