MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF deve analisar suspensão da desoneração no dia 16 de agosto
Desoneração

STF deve analisar suspensão da desoneração no dia 16 de agosto

Medida visa permitir que o governo e o Congresso cheguem a um acordo sobre compensações financeiras.

Da Redação

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Atualizado às 08:59

O STF agendou para 16 de agosto a sessão virtual para julgar a liminar concedida pelo ministro Edson Fachin, que prorrogou até 11 de setembro a suspensão do processo relacionado à desoneração de impostos sobre a folha de pagamento para 17 setores da economia e para determinados municípios, válida até 2027. 

A prorrogação do prazo foi solicitada pelo Senado e pela AGU - Advocacia-Geral da União, que precisam do tempo adicional para concluir as negociações entre o governo federal e os parlamentares sobre a compensação financeira pela desoneração. Fachin, atuando como vice-presidente do STF durante o recesso de julho, decidiu conceder o prazo para facilitar a construção de um acordo.

 (Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo)

STF marca julgamento para decidir se mantém suspensão da desoneração.(Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo)

Fachin argumentou que tanto o Executivo quanto o Legislativo, assim como vários grupos da sociedade civil, estão empenhados na resolução do problema, e que a Corte deve apoiar o processo de negociação política.

A primeira prorrogação, concedida pelo ministro Cristiano Zanin em 25 de abril, suspendeu a desoneração para permitir uma avaliação do impacto financeiro nas contas públicas, após a aprovação da medida pelo Congresso.

Em seguida, Zanin aceitou um pedido da AGU para uma nova suspensão de 60 dias, para permitir que o governo e o Congresso finalizem o acordo sobre a compensação financeira.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...