MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Partidos pedem desoneração a entidades religiosas
$$$

STF: Partidos pedem desoneração a entidades religiosas

A ação, distribuída ao ministro Dias Toffoli, visa esclarecer a aplicação das normas e evitar autuações indevidas.

Da Redação

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Atualizado às 12:55

O STF recebeu a ADC 93, ajuizada pelos partidos Podemos e Solidariedade, que busca a validação de dispositivos legais que asseguram imunidade tributária às entidades religiosas. Distribuída ao ministro Dias Toffoli, a ação questiona a constitucionalidade de trechos das leis 7.689/88 e 8.212/91, alteradas pela lei 14.057/20.

A lei 7.689/88, conforme a redação dada pela lei 14.057/20, dispõe sobre a impossibilidade de as instituições religiosas serem contribuintes da CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

A lei 8.212/91, também modificada pela lei de 2020, estabelece a não incidência da CPP - Contribuição Previdenciária Patronal sobre valores pagos a pessoas que atuam em entidades religiosas, seja a título de remuneração ou para custeio de sua formação religiosa.

 (Imagem: AdobeStock)

Partidos pedem ao STF que valide desoneração tributária a entidades religiosas.(Imagem: AdobeStock)

Os partidos argumentam que, apesar das alterações legislativas, a ausência de uma interpretação uniforme sobre o tema tem resultado em diversas autuações e execuções fiscais consideradas indevidas contra igrejas de diferentes denominações.

Eles exemplificam a situação mencionando decisões judiciais e administrativas que restringem a imunidade tributária aos valores recebidos por religiosos no exercício de suas funções específicas.

Em vista da importância do tema, o ministro Dias Toffoli, relator da ação, optou por submeter a matéria diretamente ao Plenário do STF para julgamento do mérito, sem análise prévia do pedido de liminar.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA