MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça atende pedido de deputada e retira Diário do Centro do Mundo do ar
Censura?

Justiça atende pedido de deputada e retira Diário do Centro do Mundo do ar

Janad Valcari entrou com ação para retirar reportagem que cita investigações contra ela em cinco Estados.

Da Redação

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Atualizado às 09:14

A Justiça do Tocantins determinou a retirada do ar do site de notícias DCM - Diário do Centro do Mundo, atendendo a um pedido da deputada estadual Janad Valcari, do PL. A decisão, proferida pela juíza de Direito Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, da 4ª vara Cível de Palmas, baseou-se na publicação de uma reportagem que mencionava investigações contra a parlamentar em cinco Estados. Até a manhã desta quinta-feira, 8, o DCM ainda estava fora do ar.

A reportagem, publicada em novembro de 2023, alegava que Janad Valcari havia faturado R$ 23 milhões através de um esquema envolvendo prefeituras e a banda Barões da Pisadinha, da qual a deputada foi empresária até dezembro. Atualmente, a banda é administrada pelo filho de Janad. A matéria gerou insatisfação por parte da deputada, que acionou a Justiça para a remoção do conteúdo.

 (Imagem: Dicom Aleto/Assembleia Legislativa do Tocantins)

Deputada Janad Valcari.(Imagem: Dicom Aleto/Assembleia Legislativa do Tocantins)

A juíza Edssandra determinou inicialmente que o DCM removesse a matéria do site. Entretanto, como não houve resposta dos responsáveis pelo portal, a defesa de Janad solicitou ao NIC.BR - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR o congelamento do domínio até a remoção da reportagem. O NIC.BR, responsável pela coordenação dos serviços de internet no Brasil, informou a impossibilidade técnica de remover apenas o link específico, sugerindo o bloqueio completo do domínio. Com isso, a Justiça acatou o pedido de suspensão total do site.

Segundo a decisão judicial, a medida foi necessária para garantir a efetividade da decisão, dada a falta de comunicação e o não cumprimento da ordem inicial pelo DCM. "Foi determinado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.BR o congelamento do domínio www.diariodocentrodomundo.com.br, suspendendo as contas administrativas relacionadas, de modo que o encaminhamento de DNS seja desativado até que a ordem judicial de remoção do conteúdo seja cumprida", afirmou a juíza em seu despacho.

A decisão gerou forte reação do Diário do Centro do Mundo e de entidades defensoras da liberdade de imprensa. Durante uma transmissão ao vivo, o diretor-adjunto do site, Kiko Nogueira, afirmou que a equipe não recebeu notificação prévia da decisão e classificou a medida como "loucura". Em uma live no canal do YouTube do DCM, o editor Fernando Miller considerou a decisão uma tentativa de censura. "É um dia que tem que entrar para a história negativamente da imprensa nacional", afirmou.

A ABI - Associação Brasileira de Imprensa divulgou uma nota de repúdio à decisão do Judiciário tocantinense, defendendo a liberdade de imprensa e criticando a censura imposta ao site. "É inconcebível que a reclamação da deputada estadual Janad Valcari (PL), insatisfeita com a reportagem publicada pelo DCM, em novembro de 2023, tenha resultado nessa violenta censura contra a publicação", afirmou a ABI. A entidade destacou que o DCM existe há mais de 13 anos, ressaltando a importância da liberdade de expressão e do direito à informação.

Segundo o G1, na noite de ontem, 7, a própria juíza Edssandra Barbosa revogou a decisão inicial, após o site comunicar a exclusão da reportagem. "Diante do cumprimento da tutela provisória de urgência, deve-se revogar a medida de congelamento do domínio da parte requerida, cessando assim a restrição sobre as demais publicações e atividades legítimas no referido domínio", declarou a magistrada no novo despacho.

Leia a íntegra da nota da ABI:

A ABI - Associação Brasileira de Imprensa, por meio da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, repudia com veemência a decisão inconstitucional do Tribunal de Justiça do Tocantins que, de forma arbitrária, retirou do ar o site do DCM - Diário do Centro do Mundo, que existe há mais de 13 anos.

A decisão torna-se ainda mais absurda quando se constata que o proprietário do DCM foi pego de surpresa, ao ver o site excluído da internet. Embora o Judiciário de Tocantins tenha afirmado que tentou contato com ele, no mínimo não o fez com o devido cuidado e imparcialidade.

É inconcebível que a reclamação da deputada estadual Janad Valcari (PL), insatisfeita com a reportagem publicada pelo DCM, em novembro de 2023, tenha resultado nessa violenta censura contra a publicação. Na ocasião, o DCM divulgou que a deputada faturou R$ 23 milhões com um esquema que envolvia prefeituras locais e a banda Barões da Pisadinha, empresariada por ela.

O Tribunal de Justiça de Tocantins, seus juízes e desembargadores ignoraram a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde o famoso julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 130), em novembro de 2009, de que a Constituição de 1988 não admite em qualquer hipótese qualquer tipo de censura.

A decisão tomada contra o site DCM, bem como o assédio judicial e a perseguição a jornalistas, é inconstitucional, fere a jurisprudência do STF e por isso deve ser repudiada e imediatamente revogada.

Rio de Janeiro, 08 de agosto de 2024

COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DIREITOS HUMANOS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616