MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Acidente em Vinhedo: Advogados explicam responsabilidade da Voepass
Tragédia aérea

Acidente em Vinhedo: Advogados explicam responsabilidade da Voepass

Especialistas ressaltam quais são as responsabilidades das companhias aéreas e os direitos dos consumidores e das famílias das vítimas da tragédia.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Atualizado às 14:16

Na última sexta-feira, 9, o país foi impactado pelo trágico acidente aéreo da VoePass em Vinhedo, no interior de São Paulo, que deixou 58 passageiros e 4 tripulantes mortos. Após a queda, as redes sociais foram inundadas por questionamentos sobre as responsabilidades legais e o suporte oferecido às vítimas e seus familiares.

O advogado do escritório Godke Advogados e especialista em Direito Aeronáutico, Marcial Sá, explicou que, em casos de acidente aéreo, a primeira responsabilizada será a companhia aérea, que é a operadora da aeronave.

"[A Voepass] será responsabilizada pelos danos morais e danos patrimoniais, incluindo casos de óbitos, qualquer dano moral dessa natureza. A empresa aérea será responsabilizada de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, o Código Civil e o Código do Consumidor, que inclusive vislumbra a chamada responsabilidade objetiva imposta ao transportador, fundada no risco da atividade."

Além dos danos morais, o advogado esclareceu que a responsabilidade da operadora também se estende aos danos materiais que podem ocorrer no solo devido à queda da aeronave.

"Os danos patrimoniais ou os danos materiais ocorridos no solo, quando da queda da aeronave, também serão de responsabilidade da companhia aérea, dada a responsabilidade objetiva da companhia aérea."

 (Imagem: Arte Migalhas)

Acidente aéreo em Vinhedo: advogados ressaltam as responsabilidades legais e assistência às vítimas.(Imagem: Arte Migalhas)

Ainda em relação à indenização, a sócia do escritório Andrea Romano Advocaciaespecialista em Direito do Consumidor no Transporte Aéreo, Andrea Romano Zylberman, pontuou que a legislação brasileira exige que as companhias aéreas tenham seguro obrigatório para qualquer aeronave que saia do chão. 

O RETA - Responsabilidade Civil por Danos Pessoais e Materiais em Caso de Acidente Aéreo visa indenizar os familiares de vítimas de tragédias aéreas. Segundo a causídica, o seguro é calculado com base no peso da aeronave e no número de assentos disponíveis.

No caso da tragédia de Vinhedo, a Defensoria Pública do Paraná afirmou que a empresa já acionou o seguro e que a corretora Alper e a seguradora Starr "estão trabalhando para dar suporte à companhia aérea para atender as famílias dos 58 passageiros e quatro tripulantes".

Andrea também destacou que as famílias têm o direito de receber informações claras e contínuas sobre as investigações e os esforços de busca e resgate.

"A companhia aérea deve manter os familiares informados sobre o progresso das buscas, as condições do local do acidente, e quaisquer desenvolvimentos significativos. A falta de transparência ou a omissão de informações pode agravar o sofrimento das famílias e aumentar as responsabilidades da companhia aérea."

Por fim, a causídica enfatizou que "a companhia aérea deve prestar assistência imediata aos familiares das vítimas, oferecendo todo tipo de apoio logístico, psicológico e financeiro".

"Estamos lidando com um momento extremamente difícil e complicado para essas famílias, e é fundamental que a companhia aérea esteja presente para oferecer esse suporte."

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...