MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PL na Câmara prevê anistia a condenados por portar até 40g de maconha
Legislativo

PL na Câmara prevê anistia a condenados por portar até 40g de maconha

Projeto alinha-se à recente decisão do STF que descriminalizou porte da substância para consumo pessoal.

Da Redação

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Atualizado em 14 de agosto de 2024 10:58

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o PL 2.622/24, apresentado pelo deputado Mário Agra, que propõe a concessão de anistia a acusados ou condenados por adquirir, portar ou transportar até 40g de maconha, ou até seis plantas-fêmeas para uso pessoal.

O que é anistia?
Trata-se de ato jurídico ou político pelo qual o Estado decide perdoar ou extinguir a punição de um crime ou infração, concedendo o esquecimento de determinada conduta considerada ilegal. Ao contrário do indulto, que é individual, a anistia geralmente tem um caráter coletivo.

A proposta legislativa surgiu na esteira da decisão de julho de 2024, do STF, que descriminalizou o porte de maconha para consumo próprio.

Na ocasião, os ministros do STF entenderam que o Estado não deve interferir na autonomia individual, desde que as decisões tomadas não representem risco a terceiros.

O Supremo também estabeleceu parâmetros para diferenciar usuários e traficantes, definindo que o porte de até 40g ou seis pés de maconha não configura crime até que o Congresso Nacional legisle a respeito do tema.

 (Imagem: Freepik)

Projeto que tramita na Câmara dos Deputados prevê anistia a acusados e condenados por porte de maconha.(Imagem: Freepik)

A deputada Sâmia Bomfim, uma das autoras do projeto, defende que a decisão do STF deve ser incorporada à legislação brasileira. O objetivo, segundo a parlamentar, é beneficiar aqueles que foram penalizados por uma conduta que não é mais tipificada como crime.

O projeto seguirá para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

O que é caráter conclusivo?
É a possibilidade de uma comissão da Câmara aprovar ou rejeitar um projeto de lei sem que ele precise ser votado no plenário. 

Para ser convertido em lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e, posteriormente, pelo Senado Federal.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA