MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão do Senado aprova uso de recursos de loterias para e-sports
Sistema Nacional de Desporto

Comissão do Senado aprova uso de recursos de loterias para e-sports

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou projeto que destina recursos das loterias aos esportes eletrônicos, reconhecendo sua importância e promovendo a inclusão no Sistema Nacional de Desporto.

Da Redação

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Atualizado às 19:10

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira, 13, projeto de lei que direciona parte da arrecadação das loterias para o financiamento dos esportes eletrônicos, os e-sports. O PL 6.118/23 agora segue para análise na Comissão de Esporte.

A proposta altera a lei 9.615/98 para incluir a CBGE - Confederação Brasileira de Games e e-Sports no Sistema Nacional de Desporto, cuja finalidade é promover e desenvolver as práticas esportivas de alto rendimento. Além disso, modifica a lei 13.756/18, aumentando de 4,36% para 4,40% a parcela dos recursos das loterias de prognósticos numéricos destinada ao esporte, sendo o acréscimo de 0,04% inteiramente direcionado à CBGE.

Atualmente, a legislação já destina uma porcentagem das receitas das loterias para diversas entidades esportivas, como o Comitê Olímpico Brasileiro, que recebe 1,73%; o Comitê Paralímpico Brasileiro, com 0,96%; e o Comitê Brasileiro de Clubes, que recebe 0,46%, entre outros.

 (Imagem: Freepik)

Projeto prevê que e-sports recebam recursos de loterias.(Imagem: Freepik)

Fomento

O PL 6.118/23 estipula que os recursos arrecadados sejam usados exclusivamente em programas e projetos voltados para o fomento, desenvolvimento e manutenção do esporte eletrônico, além da formação de profissionais, preparação técnica, manutenção e transporte de atletas, participação em eventos esportivos e cobertura de despesas administrativas, conforme regulamentação. A fiscalização da aplicação dos recursos ficará a cargo do TCU.

O senador Izalci Lucas ressaltou que os esportes eletrônicos, que envolvem competições de jogos virtuais, já são regulamentados e reconhecidos como esporte em vários países, incluindo França, Coreia do Sul, África do Sul, Índia e Taiwan. Ele destacou que os e-sports permitem a competição em igualdade de condições entre homens e mulheres, já que o gênero não interfere no desempenho.

"O e-sport é uma modalidade esportiva emergente e interessante, onde homens e mulheres competem lado a lado ou como adversários," afirmou o senador ao justificar o projeto.

O senador Rodrigo Cunha apontou que, em 2021, o mercado global de esportes eletrônicos movimentou cerca de US$ 1 bilhão, com torneios assistidos por 230 milhões de pessoas em todo o mundo. Ele defendeu que a destinação de recursos para os e-sports está alinhada com o princípio da isonomia constitucional. "Não há motivo para discriminação contra essa modalidade esportiva," afirmou em seu relatório.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...