MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Gordofobia: Empresa indenizará por não contratar homem acima do peso
Discriminação

Gordofobia: Empresa indenizará por não contratar homem acima do peso

Colegiado reconheceu a prática de gordofobia, evidenciando que a discriminação no recrutamento prejudica não apenas indivíduos, mas também a sociedade como um todo.

Da Redação

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Atualizado às 16:36

O TRT da 2ª região confirmou a sentença que condenou uma empresa a indenizar um trabalhador em R$ 30 mil por danos morais. A decisão se deu em razão da recusa da empresa em contratar o trabalhador devido ao seu IMC - Índice de Massa Corpórea elevado, caracterizando um caso de discriminação por gordofobia.

O trabalhador, que pleiteava uma vaga de vendedor de automóveis, havia recebido a promessa de contratação e, confiando na palavra da empresa, desligou-se de seu emprego anterior. Após entregar a documentação solicitada e abrir uma conta bancária, como instruído pela empresa, o trabalhador foi informado de que a contratação não seria efetivada. A justificativa apresentada foi a obesidade e a pressão alta constatadas no exame admissional.

Em sua defesa, a empresa alegou que o trabalhador estava ciente de que o exame admissional era uma etapa eliminatória e que nunca o incentivou a pedir demissão do emprego anterior. A empresa negou ter feito qualquer promessa de contratação e afirmou que a desistência se baseou exclusivamente no laudo médico, que o considerou inapto para a função.

 (Imagem: AdobeStock)

Trabalhador que não foi contratado por estar acima do peso é indenizado por gordofobia.(Imagem: AdobeStock)

No entanto, mensagens trocadas entre o trabalhador e um representante da empresa, via aplicativo de mensagens, comprovam que a admissão era tida como certa. A desembargadora-relatora Leila Chevtchuk destacou que a justificativa da obesidade, sem a solicitação de exames complementares ou a demonstração de comorbidades que impedissem o exercício das atividades, configura discriminação por gordofobia.

O trabalhador argumentou que a promessa de emprego e a posterior desistência da empresa lhe causaram graves prejuízos, deixando-o em uma situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem condições de suprir suas necessidades básicas e as de sua família. 

Confira aqui a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616