MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ avalia legitimidade do MP/BA em ação por defeito em veículos Suzuki
Pedido de vista

STJ avalia legitimidade do MP/BA em ação por defeito em veículos Suzuki

Após o voto do relator, o ministro Moura Ribeiro solicitou vista dos autos.

Da Redação

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Atualizado às 15:06

Nesta terça-feira, 20, a 3ª turma do STJ começou a julgar recurso do MP/BA que busca reverter decisão do TJ/BA. A decisão questionada declarou a ilegitimidade ativa do MP em ação civil pública contra concessionária, que visa a condenação por danos morais e materiais decorrentes de defeitos em veículos da marca Suzuki. Após o voto favorável do relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, o julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Moura Ribeiro.

Os defeitos incluem a entrada de gases do combustível na cabine do veículo e trepidação do volante, principalmente quando expostos a temperaturas iguais ou superiores a 35°C.

O TJ/BA, embora tenha reconhecido a defesa dos consumidores na referida ação civil, entendeu pela ilegitimidade ativa do MP, por entender ausente a relevância social.

O relator do caso, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, votou pelo provimento do recurso do MP/BA, argumentando que o Ministério Público está legitimado para promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo quando se trata de direitos disponíveis, se a lesão transcende a esfera de interesses puramente particulares e compromete relevantes interesses sociais.

S. Exa. destacou o potencial lesivo dos vícios ocultos nos veículos automotores, que poderiam causar acidentes graves e até mesmo a morte de pessoas devido à inalação de gases tóxicos. Nesse sentido, o relator reconheceu a existência de um interesse social qualificado na tutela coletiva dos direitos dos consumidores.

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do caso.(Imagem: Reprodução/YouTube)

Após o voto do relator, o ministro Moura Ribeiro solicitou vista dos autos, suspendendo temporariamente o julgamento.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...