MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Salomão se despede da Corregedoria Nacional: "experiência marcante"
Despedida

Salomão se despede da Corregedoria Nacional: "experiência marcante"

Em seu discurso, o ministro destacou os avanços promovidos no Judiciário.

Da Redação

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Atualizado às 11:43

O ministro Luis Felipe Salomão encerrou sua gestão como corregedor nacional de Justiça, destacando as principais realizações à frente da Corregedoria Nacional de Justiça durante o biênio 2022-2024. Em seu discurso de despedida, o ministro ressaltou a importância da fiscalização rigorosa, da modernização dos cartórios extrajudiciais e da implementação de políticas públicas para melhorar a eficiência do Judiciário brasileiro. Após dois anos de mandato no CNJ, Salomão tomará posse como vice-presidente do STJ nesta quinta-feira, 22.

Ao longo de sua gestão, Salomão visitou os 27 Estados brasileiros e interagiu com as 87 Corregedorias de Justiça, promovendo a integração e o alinhamento entre os diferentes segmentos do sistema de Justiça. O ministro mencionou a criação do prêmio "Corregedoria Ética" como um dos esforços para incentivar boas práticas dentro do Judiciário. Ele também destacou a importância da atividade disciplinar e das correições, que visam identificar problemas e ajudar as Cortes a solucioná-los.

Salomão afirmou que sua passagem pela Corregedoria foi "uma experiência marcante" em sua vida, refletindo sobre o impacto positivo que essa atuação trouxe tanto para sua carreira quanto para o aprimoramento do Judiciário. Durante esse período, o ministro abordou desafios como a litigância predatória e a necessidade de desjudicialização, implementando medidas como a portaria conjunta 4/24, que instituiu o DesjucializaPrev, e a padronização dos laudos periciais eletrônicos.

 (Imagem: Ana Araújo/Agência CNJ)

Salomão se despede da Corregedoria Nacional.(Imagem: Ana Araújo/Agência CNJ)

Além disso, Salomão enfatizou a necessidade de modernização e automação dos cartórios extrajudiciais, com a criação do Serpi-Jud - Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, que visa a implantação de cartórios digitais em todo o país. O ministro também destacou iniciativas sociais, como a emissão de certidões de nascimento para pessoas em situação de vulnerabilidade e a regularização fundiária por meio do programa Solo Seguro.

A dedicação e o dinamismo de Salomão foram lembrados pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso. "Para além do papel correicional, a Corregedoria tem papel importante na definição de políticas públicas", afirmou Barroso.

Os conselheiros do CNJ também destacaram a relevância do trabalho da Corregedoria sob a gestão de Salomão, que se focou em atender aos mais vulneráveis. A campanha "Registre-se", voltada para a população de rua e carcerária, foi um dos esforços mencionados.

O decano entre os conselheiros, Bandeira de Mello, exaltou a coragem, firmeza de posições e iniciativa do corregedor nacional, ressaltando a vontade de Salomão de aperfeiçoar o Judiciário e de fazê-lo cumprir seu papel. "A criação do Serpi-Jud, por exemplo, será uma revolução no extrajudicial, além da sensibilidade e a relevância de projetos como o Solo Seguro e Registre-se", destacou.

Já a conselheira Daniela Madeira, que também já foi juíza auxiliar da Corregedoria, ressaltou que, além da atividade correicional, o ministro teve a sensibilidade para implantar políticas públicas voltadas à população mais vulnerável. "Sou testemunha de sua cordialidade e sua disposição ao diálogo", afirmou.

O ministro Luis Felipe Salomão finalizou seu discurso agradecendo a todos os que contribuíram para o sucesso de sua gestão na Corregedoria Nacional de Justiça e expressou a expectativa de que as medidas adotadas durante seu mandato tenham um impacto positivo e duradouro no Judiciário brasileiro.

O novo corregedor nacional, ministro Mauro Campbell, tomará posse no dia 3 de setembro. Até lá, o cargo será ocupado interinamente pelo conselheiro Caputo Bastos, ministro do TST.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...