MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fux afasta vínculo empregatício entre operador e corretora de valores
PJ

Fux afasta vínculo empregatício entre operador e corretora de valores

Segundo o relator, decisão do juízo de origem infringiu teses vinculantes sobre a licitude da terceirização nas atividades-fim, validando a prática de agentes autônomos.

Da Redação

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Atualizado às 12:40

O ministro Luiz Fux, do STF, cassou acórdão proferido pela 2ª turma do TRT da 2ª região que reconhecia a existência de vínculo empregatício entre operador autônomo do mercado financeiro e corretora de valores. O ministro reconheceu a violação às teses vinculantes da ADPF 324 e RE 958.252 (Tema 725 de Repercussão Geral), que reconhecem a licitude da terceirização da atividade-fim por empresas privadas.

Nos autos, a corretora de valores narra que celebrou com o operador contrato de prestação de serviços como agente autônomo de investimentos, sendo que, o juízo de origem reconheceu o vínculo de emprego direto com a empresa.

 (Imagem: Andressa Anholete/SCO/STF)

Ministro Luiz Fux entendeu que a decisão do TRT desconsiderou os precedentes do STF.(Imagem: Andressa Anholete/SCO/STF)

Ao analisar o caso, o relator reiterou a plena aplicabilidade dos precedentes vinculantes aos casos de "pejotização", hipótese do acórdão reclamado do TRT da 2ª região.

"Destarte, entendo que, ao afastar a terceirização de atividade-fim por "pejotização", reconhecendo o vínculo empregatício com a empresa reclamante, no caso sub examine, o acórdão reclamado violou a autoridade da decisão proferida por esta Corte na ADPF 324."

Para o ministro, a decisão reclamada desrespeitou a jurisprudência consolidada do STF que reconhece a possibilidade de outras formas de prestação de serviços além do contrato de emprego, especialmente em se tratando de profissionais liberais.

"Com efeito, o plenário do STF já decidiu em inúmeros precedentes o reconhecimento de modalidades de relação de trabalho diversas das relações de emprego dispostas na CLT." 

Assim, julgou procedente a ação para cassar o acórdão proferido pelo TRT da 2ª região que reconheceu vínculo empregatício.

O escritório Robortella e Peres Advogados atuou no caso.

Confira aqui a decisão.

Robortella e Peres Advogados

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616