MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alesp aprova projetos que reestruturam quadro de servidores do TJ e da DP
Avanços Judiciais

Alesp aprova projetos que reestruturam quadro de servidores do TJ e da DP

Novas medidas incluem a criação de cargos importantes para o funcionamento do Judiciário.

Da Redação

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Atualizado às 14:33

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou cinco projetos de lei que visam fortalecer o quadro de servidores do TJ/SP e dos funcionários da Defensoria Pública estadual. As propostas seguem agora para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Dentre as propostas aprovadas, está o PLC 41/24 que prevê a criação de 100 vagas para o cargo de analista de sistemas judiciário, direcionadas a profissionais com formação superior em Tecnologia da Informação.

Além disso, o PL 530/24 autoriza a criação de 150 cargos de assistente social judiciário e 300 de psicólogo judiciário, que atuarão nas diversas comarcas do estado.

 (Imagem: Marianna Bocaccini/ALESP)

Alesp aprova três projetos de lei para melhoria da prestação jurisdicional.(Imagem: Marianna Bocaccini/ALESP)

O presidente do TJ/SP, Fernando Antônio Torres Garcia, defendeu a importância das novas contratações.

"O aumento do quadro de servidores é essencial, especialmente com a criação de cargos de assistente social e psicólogo judiciário, para atender as demandas das comarcas da capital e do interior, que necessitam de equipe técnica especializada."

Outro projeto aprovado, o PLC 26/13, expande o quadro permanente do TJ/SP com a criação de 95 cargos de juiz de direito substituto em segundo grau, além de 285 novos postos de assistente jurídico e 285 de escrevente-técnico judiciário para apoio aos gabinetes dos juízes.

O presidente da Alesp, deputado André do Prado, celebrou as aprovações, destacando a relevância das medidas para o fortalecimento dos serviços públicos.

"Esses projetos vão ampliar o trabalho da Defensoria Pública e permitir a criação de novas comarcas em todo o estado, representando um grande avanço."

No âmbito da Defensoria Pública, foram aprovados dois projetos que trazem alterações nos vencimentos dos servidores.

O PLC 46/24 e o PLC 47/24, de autoria da Defensoria, reajustam os salários dos defensores públicos e dos servidores do quadro de apoio em 6%, como forma de compensar a inflação.

Além disso, as propostas regulamentam o regime de compensação de horas extras para trabalho em finais de semana, feriados e recessos, tanto para defensores quanto para os servidores de apoio.

O PLC 47/24 também revoga artigos da LC 1.338/19, permitindo a acumulação de gratificações em caso de funções acumuladas no órgão. Segundo a Defensoria, o quadro de apoio enxuto faz com que os servidores frequentemente desempenhem múltiplas funções.

Com informações da Alesp.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...