MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Toffoli cassa vínculo de emprego entre Cruzeiro e ex-auxiliar técnico
STF

Toffoli cassa vínculo de emprego entre Cruzeiro e ex-auxiliar técnico

Decisão determina nova análise do caso de contrato de prestação de serviços considerando a jurisprudência do STF.

Da Redação

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Atualizado às 19:40

O ministro Dias Toffoli, do STF, julgou procedente a reclamação ajuizada pelo Cruzeiro Esporte Clube, em recuperação judicial, para cassar acórdão que havia reconhecido o vínculo empregatício entre o clube e Maurício Copertino, ex-auxiliar técnico. O clube argumentou que o contrato era de natureza civil e não configurava relação de emprego, sendo baseado na contratação por meio de pessoa jurídica.

O caso teve origem em reclamação trabalhista ajuizada por Maurício Copertino, que pleiteava o reconhecimento do vínculo empregatício com o Cruzeiro Esporte Clube. O reclamante alegou que, embora contratado como pessoa jurídica, a relação de trabalho era caracterizada por subordinação, pessoalidade e habitualidade, elementos típicos da relação de emprego.

O TRT-3 acolheu o pedido do reclamante e declarou a nulidade do contrato de prestação de serviços, reconhecendo o vínculo empregatício e condenando o clube ao pagamento de verbas rescisórias. O Tribunal ainda atribuiu responsabilidade solidária à SAF do Cruzeiro.

 (Imagem: Cruzeiro Esporte Clube)

Cruzeiro consegue cassar acórdão que reconheceu vínculo trabalhista de auxiliar.(Imagem: Cruzeiro Esporte Clube)

O ministro Dias Toffoli considerou que a decisão do TRT-3 contrariou o entendimento consolidado pelo STF que trata da licitude da terceirização e da contratação por meio de pessoa jurídica, conhecida como "pejotização".

Com base nos precedentes, o ministro cassou o acórdão do TRT-3 e determinou que o tribunal realize uma nova análise do caso, levando em consideração os precedentes do STF sobre a validade da contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços.

O escritório Chalfun Advogados Associados atua no caso.

Veja a decisão.

Chalfun Advogados Associados

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...