MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes autoriza NAV Brasil a quitar dívida trabalhista via precatórios
Prerrogativa

Moraes autoriza NAV Brasil a quitar dívida trabalhista via precatórios

Ministro reverteu decisão da Justiça do Trabalho que impedia a empresa de usar prerrogativas da Fazenda Pública.

Da Redação

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Atualizado às 12:41

Ministro Alexandre de Moraes garantiu à empresa pública Federal NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. prerrogativas da Fazenda Pública, determinando que se submeta ao regime de precatórios para o pagamento de dívidas trabalhistas.

O que é a NAV Brasil?
Trata-se de empresa pública Federal, vinculada ao ministério da Defesa. Ela foi criada pela lei 13.903/19, como resultado da cisão parcial da Infraero. Sua principal responsabilidade é a prestação de serviços de navegação aérea em todo o território nacional.

A decisão foi proferida em reclamação constitucional ajuizada pela NAV Brasil contra decisões da 8ª vara do Trabalho de Londrina/PR, em processos de execução. 

Intimada a pagar a dívida em 48 horas, a empresa recorreu ao STF, alegando que, como empresa pública prestadora de serviço público essencial e não concorrencial, deve gozar das mesmas prerrogativas da Fazenda Pública, incluindo o pagamento de suas dívidas via precatórios.

 (Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Ministro Alexandre de Moraes autorizou que Nav Brasil pague dívida trabalhista via precatórios.(Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Ao analisar o pedido, ministro Alexandre de Moraes destacou que, como empresa pública vinculada ao ministério da Defesa, a NAV Brasil, assim como a Infraero, deve ser submetida ao regime de precatórios para o pagamento de dívidas judiciais.

A decisão seguiu o entendimento consolidado em arguições anteriores (ADPFs 275, 387, 437, entre outras), nas quais o STF reconheceu que empresas estatais que exercem atividades públicas essenciais, em regime de monopólio e sem fins lucrativos, têm direito às prerrogativas da Fazenda Pública.

"Presentes os termos da sucessão firmados na Lei 13.903/2019, tendo em vista a firme orientação desta CORTE acerca do reconhecimento à INFRAERO das prerrogativas da Fazenda Pública, tem-se linha de raciocínio que conduz, inevitavelmente, à conclusão de que, na presente hipótese, incide o decidido na ADPF 387 [...] em virtude da prevalência do entendimento de que é aplicável o regime dos precatórios às empresas estatais prestadoras de serviço público próprio do Estado e de natureza não concorrencial [...]."

O ministro também ressaltou que a continuidade dos serviços públicos essenciais e a preservação da separação de poderes justificam a aplicação do regime de precatórios, impedindo o bloqueio ou penhora de valores destinados à manutenção dessas atividades.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.