MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. X burla bloqueio de Moraes e volta a funcionar no Brasil
Rede social

X burla bloqueio de Moraes e volta a funcionar no Brasil

Empresa teria usado ferramenta tecnológica que dificulta o bloqueio.

Da Redação

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Atualizado às 10:57

Bloqueado no Brasil desde final de agosto, o X conseguiu burlar a determinação de Alexandre de Moraes, do STF, e voltar ao ar para usuários brasileiros nesta quarta-feira, 18.

A rede social de Elon Musk teria passado a usar um sistema terceirizado para hospedagem, a Cloudflare, empresa que abriga milhões de outras páginas, inclusive portais oficiais de governo e bancos. Com a atualização, que utiliza um "proxy reverso", foi possível driblar o bloqueio das operadoras. Apesar do retorno parcial, o X apresenta instabilidade, além de não carregar fotos e vídeos.

No mesmo dia, os provedores de internet brasileiros receberam uma notificação para novo bloqueio. A determinação, por sua vez, pode não ser tão simples, visto que poderia atingir empresas que utilizam o serviço e nada têm a ver com o antigo Twitter.

 (Imagem: RAFAEL ROSA/Agencia Enquadrar/Folhapress)

X burla bloqueio e volta ao ar no Brasil.(Imagem: RAFAEL ROSA/Agencia Enquadrar/Folhapress)

O que é um proxy reverso?

O proxy reverso funciona como uma espécie de "intermediário" entre o usuário e o site que ele deseja acessar. Normalmente, quando se acessa uma rede social, o dispositivo se conecta diretamente aos servidores desse site. No entanto, com o uso de um proxy reverso, o usuário não se conecta diretamente ao servidor da rede social, mas sim a um outro servidor intermediário (neste caso, da Cloudflare), que depois se conecta ao site real.

Se a Justiça determina que o acesso a um determinado site deve ser bloqueado, os provedores de internet podem ser obrigados a impedir que os usuários consigam se conectar diretamente ao servidor da rede social. No entanto, o uso de um proxy reverso da Cloudflare faz com que, em vez de acessar o site diretamente, o acesso passe por servidores intermediários. Como esses servidores intermediários não são bloqueados, o usuário acaba conseguindo acessar o site indiretamente, mesmo que o servidor original esteja bloqueado.

Em nota publicada na noite desta quarta, o X confirmou a mudança de servidores. De acordo com a rede social, após a derrubada no Brasil, equipe ficou sem a estrutura necessária para oferecer serviços a usuários na América Latina. Para resolver isso, foi feita a troca de operadora. A empresa de Musk agora utiliza os serviços da empresa de hospedagem Cloudflare. 

Segundo a Folha de S.Paulo, a  Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações orienta que operadoras não adotem nenhuma medida antes de direcionamento oficial da Anatel. O conselheiro da Abrint Basilio Perez afirmou que a orientação é que seja feito bloqueio de IPs específicos.

Derrubada 

O X foi retirado do ar no dia 31 de agosto, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. 

A decisão foi tomada após a rede social descumprir, reiteradamente, ordens judiciais de pagamento de multas por não ter bloqueado perfis de investigados e pela falta de indicação de representante em território nacional, já que a empresa fechou seu escritório no Brasil no último dia 17.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.