MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/AM emitirá certidão informando condenação por maus-tratos a animais
Causa animal

TJ/AM emitirá certidão informando condenação por maus-tratos a animais

Medida visa garantir que indivíduos condenados não ocupem cargos públicos, promovendo conscientização social a respeito da causa animal.

Da Redação

domingo, 6 de outubro de 2024

Atualizado em 4 de outubro de 2024 15:15

TJ/AM passará a emitir certidões que informam se cidadão possui condenação por maus-tratos a animais. Semelhantes às cíveis e criminais, as certidões serão emitidas segundo a lei estadual 6.179/23. A legislação proíbe a contratação ou posse em cargos públicos de indivíduos condenados por crimes do gênero.

O documento apresentará todos os processos relacionados a maus-tratos de animais, visando informar o histórico processual dos cidadãos e alertar sobre condenações.

O anúncio da iniciativa foi feito pela presidente do tribunal, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

Ela expressou, em coletiva de imprensa, na última segunda-feira, 30, a expectativa de que a certidão aumente a conscientização da sociedade em relação à causa animal.

"Todos sabem que eu sou adepta à causa de proteção dos animais e espero que as pessoas, cientes desta possível punição, tenham a consciência de que a prática de maus-tratos contra animais, geram consequências. Considero imprescindível o respeito à vida e incluo todas as formas de vida."

 (Imagem: William Rezende)

TJ/AM emitirá certidões que informam condenações de cidadãos por maus-tratos a animais.(Imagem: William Rezende)

A medida faz parte da política do TJ/AM de valorização, incentivo e respeito à causa animal, recentemente reforçada com a criação do comitê de atenção e cuidados à causa animal.

A desembargadora Mirza Telma de Oliveira, presidente do comitê, agradeceu à presidente do TJ/AM pela sensibilidade com a causa animal e destacou a importância da certidão.

"Quero agradecer à desembargadora Nélia Caminha Jorge que se sensibilizou com a causa animal e possibilitou a criação do comitê, do qual fui convidada para ser presidente e sobre a iniciativa de expedir certidões indicando se uma determinada pessoa possui condenação por maus-tratos, acreditamos que isto pode coibir atitudes contrárias ao bem-estar dos animais, uma vez que uma pessoa que assim agir pode, inclusive, ser proibida de assumir cargos", disse Mirza.

A certidão pode ser solicitada gratuitamente por órgãos públicos e pela sociedade em geral no setor de certidão de distribuição do 1º grau, localizado no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, ou por e-mail: [email protected].

Informações: TJ/AM.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.