MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa de segurança não precisa de registro em conselho de administração
CRA/RS

Empresa de segurança não precisa de registro em conselho de administração

Magistrada decidiu que empresa de segurança não precisa se registrar no Conselho Regional de Administração.

Da Redação

sábado, 5 de outubro de 2024

Atualizado em 4 de outubro de 2024 12:24

Empresa de segurança com sede em Goiânia não é obrigada a se registrar no Conselho Regional de Administração do RS. A sentença, proferida pela juíza Federal Aline Lazzaron, da 1ª vara de Lajeado, reconheceu que as atividades da empresa não se enquadram nas exigências de fiscalização do CRA/RS.

A empresa, que possui uma filial em Bagé/RS, relatou que recebeu uma solicitação do CRA/RS para apresentar documentos e verificar a necessidade de registro no Conselho. Em resposta, argumentou que suas atividades - transporte de valores, vigilância patrimonial e segurança pessoal privada - não estão sob a fiscalização do CRA.

No entanto, o Conselho insistiu no registro, ameaçando aplicar multa. Diante disso, a empresa ingressou com ação judicial para contestar a exigência.

O CRA, em sua defesa, afirmou ter o direito e o dever de fiscalizar empresas ligadas à administração, alegando que o contrato social da empresa autora incluía atividades relacionadas à área de administração. Apesar de não ser a atividade principal, o Conselho entendeu que a empresa deveria se registrar.

 (Imagem: Freepik)

Empresa de segurança não precisa de registro no Conselho de Administração.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a juíza destacou que a administração é uma função inerente ao funcionamento de qualquer empresa, mas isso não implica que todas as empresas estejam obrigadas a se registrar no CRA. A magistrada verificou que, com base no Estatuto Social e nas informações do CNPJ, as atividades da empresa não se enquadram nas regulamentações do Conselho.

"Como a empresa autora não exerce atividade básica típica de administração, impõe-se reconhecer a inexigibilidade do registro da autora no Conselho Regional de Administração - CRA/RS", concluiu Lazzaron.

A sentença proibiu o CRA/RS de exigir o registro, aplicar multas ou sanções à empresa. 

O tribunal não informou o número do processo.

Informações: TRF-4.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...