MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. UnB é obrigada a nomear professor aprovado em edital anterior
Concurso

UnB é obrigada a nomear professor aprovado em edital anterior

Para magistrado, houve preterição arbitrária em relação ao docente.

Da Redação

domingo, 6 de outubro de 2024

Atualizado às 15:38

Mesmo com novo edital, a UnB - Fundação Universidade de Brasília deve nomear professor aprovado em concurso anterior da mesma área. Decisão é do juiz federal Leonardo Buissa Freitas, da 3ª vara Federal Cível da SJ/GO, considerou que houve preterição arbitrária em relação ao docente.

O professor havia sido aprovado em concurso público cujo prazo de validade foi prorrogado até maio de 2022. No entanto, em janeiro de 2022, a UnB publicou outro edital em 2022, abrindo uma nova seleção para a mesma área, sem considerar a lista de aprovados do certame anterior.

O docente alegou que a universidade violou seu direito à nomeação, uma vez que a vaga já existia e ele preenchia todos os requisitos.

 (Imagem: Freepik)

Mesmo com novo edital, UnB deve nomear professor aprovado em concurso anterior.(Imagem: Freepik)

Na sentença, o juiz destacou que "se o candidato é aprovado em posição classificatória compatível com o número de vagas previstas no edital, ele tem o direito subjetivo à nomeação e posse."

Ainda segundo a decisão, a UnB não apresentou justificativa para abrir um novo edital, ignorando a lista de aprovados do concurso anterior. O magistrado concluiu que houve preterição arbitrária e determinou a nomeação imediata do professor.

"O novo edital foi publicado antes do término do prazo de validade do certame anterior, e o autor era o próximo da lista de aprovados. Nesse cenário, tudo indica ter havido preterição ilegítima do direito do agravante à nomeação para o cargo."

Com a sentença, a UnB foi condenada a tomar as medidas necessárias para a posse e exercício do autor, além de arcar com o pagamento de honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor atualizado da causa, de R$ 115 mil.

O escritório Sérgio Merola Advogados atua pelo professor.

Sérgio Merola AdvogadosLeia a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA