MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB aciona STF contra sentença condenatória quando MP pede absolvição
Constitucionalidade

OAB aciona STF contra sentença condenatória quando MP pede absolvição

Entidade argumenta que norma do CPP é incompatível com o sistema acusatório estabelecido pela CF.

Da Redação

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Atualizado às 15:26

O CFOAB protocolou, no STF, ação contestando dispositivo do CPP que permite aos magistrados proferirem sentenças condenatórias, mesmo quando o MP se manifesta pela absolvição do réu.

A ADPF, assinada pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, pelo conselheiro Federal Alberto Zacharias Toron (SP) e pelas advogadas Lizandra Nascimento Vicente e Bruna Santos Costa, argumenta que o art. 385 do CPP é incompatível com o sistema processual estabelecido pela CF, em especial a partir do art. 129, I.

A incompatibilidade, segundo o CFOAB reside na possibilidade de condenação sem que haja requerimento nesse sentido por parte do titular da ação penal, o MP.

Diante da relevância da matéria, a OAB solicitou a concessão de medida cautelar, com base no art. 5º, §§ 1º e 3º, da lei 9.882/99.

 (Imagem: Eugênio Novaes/OAB Nacional)

OAB questiona, no STF, validade de dispositivo do CPP que permite condenação de réu sem pedido do MP.(Imagem: Eugênio Novaes/OAB Nacional)

A entidade argumenta, em pedido ao relator da matéria, ministro Edson Fachin, que "a vigência do art. 385 do Código de Processo Penal se constitui como indiscutível entulho autoritário e inquisitivo, a partir do advento da nova ordem constitucional, que não admite a existência de sentença penal condenatória sem que o titular do exercício da pretensão acusatória a requeira".

A solicitação da entidade é para que o STF determine que juízes e tribunais suspendam os efeitos de decisões judiciais ou de qualquer outra medida relacionada à matéria.

O documento apresentado pela OAB destaca a existência de "fortíssima controvérsia judicial, e inclusive com o proferimento de decisões condenatórias amparadas, amiúde, no dispositivo que se aguarda seja reconhecido inconstitucional".

A Ordem alerta para a "possibilidade, inclusive de imediato cumprimento de penas corporais, por todo o Brasil, tão logo as execuções de tais decisões se implementem".

Informações: OAB Nacional.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA