MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TSE: Uso de documento falsificado para fins eleitorais viola bem jurídico
Falsificação

TSE: Uso de documento falsificado para fins eleitorais viola bem jurídico

Com a decisão, TRE/Pará terá de dar continuidade à análise de caso envolvendo candidato a prefeito nas Eleições 2016.

Da Redação

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Atualizado às 13:29

Em decisão proferida na terça-feira, 15, o TSE reformou a decisão do TRE/PA, que havia absolvido Jair Lopes Martins, eleito prefeito de Conceição do Araguaia/PA nas Eleições de 2016, acusado de apresentar certificados supostamente falsos para comprovar sua alfabetização no registro de candidatura.

O relator do caso no TSE, ministro Antonio Carlos Ferreira, destacou que a gravidade do ato está nas próprias circunstâncias.

 (Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Ministro Antonio Carlos Ferreira determinou continuidade à análise de caso envolvendo candidato a prefeito nas Eleições 2016.(Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Segundo ele, o TRE/PA reconheceu que havia provas de que o acusado não estudou nas escolas mencionadas nos documentos, mas considerou a CNH suficiente para presumir a escolaridade exigida ao deferimento da candidatura de Martins.

"A documentação anexada superou a análise de diversos atores eleitorais, abalando a crença e a presunção de veracidade que a sociedade confere aos documentos enviados ao longo do processo eleitoral. Isso significa que se atentou contra o bem jurídico."

Diante disso, o relator determinou que o TRE/PA prossiga com a análise do caso, sendo acompanhado, por unanimidade, pelos demais ministros.

"Estamos todos de acordo que há gravidade e materialidade suficientes para que se investigue o ocorrido e se dê a devida resposta do Estado Democrático de Direito", afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

Leia a decisão.

Com informações do TSE.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...