MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Comissão do Senado votará regulamentação da IA nesta quinta-feira
Inteligência Artificial

Comissão do Senado votará regulamentação da IA nesta quinta-feira

Prorrogação busca alinhar senadores governistas e de oposição.

Da Redação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Atualizado às 08:45

CTIA - Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial adiou para quinta-feira, 5, a votação do projeto que regulamenta o desenvolvimento e uso de sistemas de Inteligência Artificial.

O tema estava previsto para a reunião do colegiado desta terça-feira, 3.

 (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Regulamentação da inteligência artificial será votada nesta quinta-feira por Comissão do Senado.(Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

No entanto, o presidente da CTIA, senador Carlos Viana, explicou que a análise foi adiada devido à falta de consenso sobre dois pontos do parecer do senador Eduardo Gomes.

A prorrogação busca alinhar senadores governistas e de oposição.  

"Existem ainda, pelo menos, dois pontos do relatório cuja redação gerou, naturalmente, questionamentos por parte da oposição e também do governo. Nesses dois pontos o relator concordou de que dará 48 horas para que os dois lados se manifestem. Nós faremos a votação na próxima quinta-feira, às 9h, do relatório final."

O senador Eduardo Gomes apresentou parecer favorável ao PL 2.338/23, em formato de substitutivo, ainda em junho. Contudo, diante de impasses, ajustou o texto e realizou três complementações de voto, sendo a última no dia 28 de novembro.  

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o projeto recebeu quase 200 emendas, das quais 49 foram acatadas, parcial ou totalmente.  

O texto mais recente incorpora dispositivos de sete outras propostas, incluindo o PL 21/20, já aprovado pela Câmara dos Deputados, além de diversas emendas de senadores.  

Uma mudança significativa na versão atual é o caráter facultativo da avaliação preliminar de sistemas de IA. Antes, todos os sistemas deveriam ser avaliados antes de serem disponibilizados no mercado ou operados.

Agora, apenas sistemas generativos [os que criam novas informações a partir de dados existentes] e de propósito geral estão sujeitos à obrigatoriedade da avaliação.  

Com informações do Senado.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS