MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza converte contrato intermitente em CLT após funções de liderança
Contrato de trabalho

Juíza converte contrato intermitente em CLT após funções de liderança

Magistrada destacou a incompatibilidade entre a função de liderança e o modelo de trabalho intermitente.

Da Redação

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Atualizado às 15:22

A juíza do Trabalho Thereza Christina Nahas, da 2ª vara de São Paulo/SP, transformou em contrato por prazo indeterminado o vínculo de uma trabalhadora inicialmente admitida sob regime de trabalho intermitente, mas promovida a uma função regular de liderança.

Com isso, foram reconhecidos os direitos próprios de um contrato de trabalho tradicional.

 (Imagem: Freepik)

Função de liderança descaracteriza contrato de trabalho intermitente, diz TRT-2.(Imagem: Freepik)

Nos autos, consta que a trabalhadora exerceu diferentes funções na empresa de embalagens. Inicialmente, foi auxiliar de embalagem; depois, apontadora de produção; e, por fim, auxiliar de departamento pessoal.

Após a rescisão, ingressou na Justiça do Trabalho alegando que, embora registrada como intermitente, atuava de forma contínua, pleiteando verbas como aviso-prévio, 13º salário, férias e FGTS.

A empresa alegou, em defesa, que não havia irregularidades no contrato e que os registros e pagamentos estavam em conformidade com a legislação vigente.

A juíza, ao avaliar provas e testemunhos, entendeu que as funções desempenhadas no início não feriram o regime intermitente.

Contudo, considerou que, ao assumir o cargo de auxiliar de departamento pessoal, com liderança sobre outros trabalhadores intermitentes, a trabalhadora exerceu uma função incompatível com o contrato. 

Segundo a magistrada, a promoção a uma função regular no escritório contradiz o objetivo do regime intermitente.

"No caso em tela, seria impossível a autora exercer a função de líder de equipe em atividades intermitentes se ela não trabalhava com a respectiva equipe em campo e sim dentro do escritório, ativando-se em várias microatividades que não detinham o selo ou caracterização da intermitência, função esta que desempenhou no último período antes de pedir demissão, quando o vínculo com a ré deixou de lhe ser interessante".

Leia a decisão.

Com informações do TRT-2.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA