MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ reduz pena de condenado por tráfico com quantidade ínfima de droga
Penal

STJ reduz pena de condenado por tráfico com quantidade ínfima de droga

Por maioria, 5ª turma reconheceu peculiaridades do caso e concedeu substituição da pena por medidas restritivas de direito.

Da Redação

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Atualizado às 17:54

A 5ª turma do STJ decidiu, por maioria, reduzir a pena de homem condenado por tráfico de drogas, considerando as circunstâncias específicas do caso e a quantidade ínfima de entorpecentes apreendidos. Com a decisão, o colegiado concedeu a substituição da pena por medidas restritivas de direito.

No caso, o colegiado discutiu a possibilidade de reconhecimento do tráfico privilegiado apesar da reincidência.

Na ação, homem condenado à pena de 6 anos de reclusão, em regime fechado pela prática do crime de tráfico, requer o redimensionamento da pena que lhe foi imposta considerando a ínfima quantidade de droga apreendida.

 (Imagem: Freepik)

Réu foi condenado pela posse de 2,1g de cocaína, 19g de maconha e 0,1g de crack.(Imagem: Freepik)

Na análise do caso, a relatora, ministra Daniela Teixeira, destacou peculiaridades do caso. O homem foi encontrado com 2,1g de cocaína, 19g de maconha e 0,1g de craque.

"Dessas três variedades, apenas o craque é utilizado com cachimbo ou piteira. Ele tinha uma quantidade tão ínfima que a piteira não serviria para nada", destacou.

A ministra observou que o réu está preso com uma quantidade ínfima e sem nenhum apetrecho encontrado consigo.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca seguiu a relatora em menor extensão, fixando a pena de 1 ano e 8 meses em regime aberto, com substituição da pena por restritivas de direito.

O ministro Joel Ilan Paciornik divergiu da relatora para não conhecer do habeas corpus.

Assim, por maioria, o colegiado concedeu a ordem nos termos do voto do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, aderido pela relatora Daniela Teixeira e pelos ministros Messod Azulay Neto e Ribeiro Dantas.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA