MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ fixa termo final para juros em ações de expurgos inflacionários
Juros

STJ fixa termo final para juros em ações de expurgos inflacionários

Tese estabelece que juros incidem até encerramento da conta ou saldo zero, com comprovação a cargo do banco depositário.

Da Redação

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Atualizado às 10:59

A 2ª seção do STJ fixou, sob a sistemática dos recursos repetitivos, o termo final para a incidência dos juros remuneratórios em ações de expurgos inflacionários em contas de poupança. A decisão, vinculada ao Tema 1.101, definiu que os juros incidem até a data de encerramento da conta ou o momento em que ela passa a ter saldo zero - o que ocorrer primeiro.

A responsabilidade de comprovar essas datas será do banco depositário. Caso isso não seja possível, os ministros determinaram que o termo final será a data da citação na ação civil pública que originou o cumprimento de sentença.

A decisão afeta significativamente o cenário jurídico e econômico, uma vez que os expurgos inflacionários envolvem milhares de ações e valores expressivos. Apenas em 2019, mais de dois mil exames de admissibilidade relacionados ao tema foram realizados pelo STJ.

Expurgos inflacionários

Os expurgos inflacionários dizem respeito à reposição de valores que deixaram de ser creditados em contas de poupança durante planos econômicos implementados nas décadas de 1980 e 1990.

Esses planos ajustaram os índices de correção monetária de maneira que desconsideraram parte da inflação acumulada, gerando prejuízos aos poupadores. A reposição dos valores, por meio de ações coletivas e individuais, tem como objetivo corrigir essas perdas.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

2ª seção firmou tese fixando que o termo para juros em ações de expurgos inflacionários.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

O relator, ministro Raul Araújo, inicialmente, propôs a seguinte tese:

"Desde que expressamente previstos na sentença coletiva que determina a recomposição de índices inflacionários expurgados, o termo final de incidência dos juros remuneratórios sobre a parcela da conta poupança resultante da recomposição do índice expurgado é a data de encerramento da conta ou aquela em que passa a ter saldo zero - o que primeiro ocorrer."

A ministra Nancy Andrighi, em voto-vista, sugeriu que fosse acrescentado trecho à tese para que fosse resolvido a quem caberá comprovar a data em que a conta foi zerada ou encerrada. A ministra também questionou o que seria feito caso essa comprovação se tornasse impossível.

Assim, sugeriu acrescentar um segundo tópico à tese:

"Cabe ao banco depositário a comprovação dessas datas, sob pena de se adotar como termo final a data da citação na ação civil pública que originou o cumprimento de sentença."

Apesar de o relator ter sido contrário ao acréscimo, o colegiado, por 4 a 3, adotou o complemento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...