MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada explica avanços do Marco Legal de IA aprovado no Senado
Marco regulatório

Advogada explica avanços do Marco Legal de IA aprovado no Senado

O Marco Regulatório foi aprovado na noite da última terça-feira, dia 10/12.

Da Redação

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Atualizado às 16:07

O Senado aprovou, na noite desta segunda-feira, 10, o Marco Legal de Inteligência Artificial (PL 2.338/23). Agora, o texto será analisado pela Câmara dos Deputados e, caso aprovado, seguirá para sanção presidencial.

A redação final, elaborada pela CTIA - Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial, buscou equilibrar direitos de pessoas e grupos impactados por sistemas de IA e as obrigações regulatórias dos agentes envolvidos, como desenvolvedores, distribuidores e implementadores de IA.

Nuria López, advogada especializada em direito digital da Daniel Advogados, explicou os principais pontos aprovados no Senado.

Direitos e obrigações

O projeto adota uma abordagem baseada em risco, classificando os sistemas de IA em risco excessivo, cuja utilização é proibida em determinadas situações (art. 13), e de alto risco (art. 14), que demandarão avaliações de impacto algorítmico, conforme os artigos 25 a 28.

Para os sistemas de alto risco, o texto define obrigações específicas para implementadores e desenvolvedores:

Para implementadores:

  • Documentação de avaliações em todas as etapas do ciclo de vida da IA;
  • Avaliação de acurácia e robustez para prevenir resultados discriminatórios;
  • Garantia de confiabilidade, supervisão humana e segurança;
  • Transparência sobre o funcionamento dos sistemas.

Para desenvolvedores:

  • Registro das medidas de governança adotadas no desenvolvimento da IA;
  • Testes de segurança e mitigação de vieses discriminatórios;
  • Transparência nas políticas de gestão e responsabilidade social.

Além disso, sistemas de inteligência artificial de propósito geral e generativa terão regras mais rigorosas (arts. 29-33) para mitigar riscos associados.

Entre os direitos previstos no texto, destacam-se o direito à informação, à privacidade, à não-discriminação e à correção de vieses discriminatórios. No caso de sistemas de alto risco, os indivíduos terão o direito de contestar decisões e solicitar revisão humana.

 (Imagem: Freepik)

Nuria López, advogada especializada em direito digital da Daniel Advogados, explicou os principais pontos aprovados no Senado.(Imagem: Freepik)

Governança e sanções

O texto cria o SIA - Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial, coordenado pela ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados, com apoio de órgãos como o Conselho Permanente de CRIA - Cooperação Regulatória de Inteligência Artificial e o CECIA - Comitê de Especialistas e Cientistas de Inteligência Artificial.

Prevê também sanções similares às da LGPD, incluindo multas que podem chegar a R$ 50 milhões por infração.

Principais debates

Entre os pontos de destaque para a próxima etapa na Câmara dos Deputados, o relatório final do Senado chama atenção para os seguintes aspectos:

  • Integridade informacional: a redação manteve a expressão, incluindo menções à liberdade de expressão, e garantiu no art. 41 a comunicação de graves incidentes de segurança.
  • Direitos autorais: o texto autoriza a mineração de dados protegidos por direitos autorais para pesquisa em sistemas de IA, desde que realizadas por instituições científicas, educacionais ou culturais. Nos demais casos, prevê a remuneração de titulares pelos conteúdos utilizados, salvo proibição explícita.

Com ampla repercussão, o projeto segue agora para análise na Câmara, com expectativas sobre eventuais ajustes antes de sua aprovação final.

Daniel Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...