MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST: Seguro garantia não substitui depósito prévio em ação rescisória
$$$

TST: Seguro garantia não substitui depósito prévio em ação rescisória

Colegiado reafirmou a importância desse depósito para evitar litígios infundados e garantir a integridade do sistema processual.

Da Redação

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Atualizado às 12:51

O pleno do TST decidiu, por maioria, que seguro garantia judicial não pode substituir o depósito prévio obrigatório em ações rescisórias. O colegiado entendeu que, diferentemente de outras situações processuais, como no depósito recursal, a substituição por garantia alternativa não é permitida nesse tipo de ação.

A ação rescisória é um instrumento processual que busca invalidar decisões judiciais definitivas, quando não cabem mais recursos. Ela é utilizada em circunstâncias excepcionais, como em casos de erro material, coação, falsificação, fraude, simulação ou violação literal da lei.

No julgamento, prevaleceu o entendimento de que o depósito prévio possui a função essencial de desencorajar o ajuizamento de ações rescisórias sem fundamento legítimo, evitando litígios temerários e o prolongamento desnecessário de processos. A exigência serve como uma salvaguarda para o sistema processual, preservando sua integridade e evitando a sobrecarga do Judiciário com ações infundadas.

 (Imagem: AdobeStock)

Colegiado reforçou a obrigatoriedade do depósito prévio para evitar litigiosidade e veda substituição por outras garantias em ações rescisórias.(Imagem: AdobeStock)

A ministra Maria Helena Mallmann, que inaugurou a divergência, argumentou que o depósito inicial da ação rescisória (previsto no art. 968, inciso II, do CPC e no art. 836 da CLT) possui natureza única e excepcional, visando garantir a segurança jurídica e dissuadir ações infundadas.

Para a ministra, permitir a substituição por seguro garantia judicial representaria um desestímulo ao cumprimento da norma e poderia incentivar o prolongamento indevido do processo, contrariando os princípios de celeridade e eficiência.

A corrente vencedora reiterou a necessidade de cumprimento rigoroso da exigência do depósito prévio nas ações rescisórias. Consequentemente, no caso em questão, foi concedido prazo para que a parte realize o pagamento do depósito prévio para prosseguir com a ação rescisória.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA