MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Assembleia de MG aprova reajuste de custas e pagamento de advocacia dativa
$$$

Assembleia de MG aprova reajuste de custas e pagamento de advocacia dativa

Texto cria novos fundos para modernizar o MP e a Defensoria; Presidente da OAB/MG critica proposta, alegando que onera a população.

Da Redação

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Atualizado às 12:54

A ALMG - Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, por 14 votos a 3, o PL 2.564/24 que propõe mudanças na legislação sobre custas judiciais e o sistema de pagamentos da advocacia dativa no Estado.

O projeto de lei institui o F/MP - Fundo de Estruturação do Ministério Público, vinculado ao Ministério Público, e o Fegaj - Fundo Especial de Garantia do Acesso à Justiça, vinculado à Defensoria Pública, destinando a ambos 6% da arrecadação de emolumentos e da Taxa de Fiscalização Judiciária.

Segundo o texto, valores não utilizados até o fim do segundo exercício subsequente deverão ser transferidos ao Tesouro Estadual, exceto aqueles vinculados a obrigações de trato sucessivo.

Se sancionado, a partir de 1º de janeiro de 2025, os emolumentos serão acrescidos conforme os fundos mencionados, e as custas judiciais sofrerão reajuste de 12%, com os recursos divididos igualmente entre o F/MP e o Fegaj. O TJ/MG será responsável por repassar mensalmente os valores arrecadados aos dois fundos.

O texto também passou por alterações. O substitutivo 1 aprimora as regras de funcionamento dos fundos para garantir maior flexibilidade na gestão, propõe a criação do Feage - Fundo Especial da Advocacia-Geral do Estado e exclui dispositivos relacionados a custas judiciais e emolumentos.

Já o substitutivo 2 ajusta dispositivos sobre a operacionalização do Feage, altera a denominação do fundo do Ministério Público para FDMP - Fundo de Desenvolvimento do Ministério Público e revisa dispositivos do Fegaj.

 (Imagem: AdobeStock)

Projeto aprovado em MG reajusta custas e pagamento de advocacia dativa.(Imagem: AdobeStock)

Manifestação da OAB/MG

Após a aprovação, o presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, manifestou-se publicamente contra o PL. Em vídeo publicado no Instagram, o presidente ressaltou que o aumento nas custas judiciais trará prejuízo para cidadãos e empresários que dependem do acesso ao Judiciário. Segundo ele, o projeto cria fundos para beneficiar o Ministério Público e a Defensoria Pública, mas onera excessivamente a população e o setor produtivo.

Além disso, alertou para os impactos negativos na gestão do atual sistema de pagamentos da advocacia dativa, que, segundo ele, funciona com eficiência sob a coordenação da OAB/MG em parceria com o governo do Estado e o TJ/MG.

O presidente da OAB/MG afirmou ter solicitado uma audiência com o governador Romeu Zema, na expectativa de convencê-lo a vetar o projeto. "Tenho certeza de que o governador será sensível aos argumentos da advocacia e não permitirá que uma proposta abusiva como essa seja sancionada", disse.

Leonardo finalizou reafirmando o compromisso da OAB/MG em recorrer ao Judiciário caso o projeto seja sancionado, com o apoio do Conselho Federal da OAB. "A advocacia e a sociedade mineira não podem ser brindadas com um presente de Natal tão desagradável como o aumento das custas judiciais e a mudança no sistema de pagamentos da advocacia dativa".

hasIntagram

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA