MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula sanciona, com vetos, lei de produção de energia eólica em alto mar
Offshores

Lula sanciona, com vetos, lei de produção de energia eólica em alto mar

Foram vetados dispositivos envolvendo setores tradicionais, como carvão mineral e gás natural.

Da Redação

sábado, 11 de janeiro de 2025

Atualizado em 13 de janeiro de 2025 08:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionoua a lei 15.097/25, que disciplina o aproveitamento de potencial energético offshore. O texto foi publicado em edição extra do DOU nesta sexta-feira, 10.

A geração de energia offshore é feita por meio de turbinas eólicas instaladas em plataformas fixas ou flutuantes no leito marinho. Trata-se de uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a força do vento, principalmente em alto-mar, onde os ventos são mais rápidos, constantes e não há barreiras, sendo mais produtivas do que as eólicas em solo. Outro diferencial é que os aerogeradores são maiores do que os utilizados em terra firme.

O governo afirma que o texto, discutido no PL 576/21, representa o marco regulatório da energia offshore no país, estabelecendo diretrizes para o aproveitamento de potencial energético em áreas sob domínio da União, como o mar territorial, a zona econômica exclusiva e a plataforma continental, com foco na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

 (Imagem: Freepik)

Lula sanciona, com vetos, lei de produção de energia eólica em alto mar.(Imagem: Freepik)

Vetos

Foram vetados pelo presidente dispositivos que, segundo o governo, não guardam relação com a geração de energia eólica offshore, e não constavam do projeto original. São eles os artigos 22, 23 e 24.

Tais dispositivos eram os conhecidos "jabutis" - dispositivos legislativos que normalmente se distanciam do tema original da proposta. Neste caso, conquanto o tema fosse o mesmo - energia -, transcendiam a questão eólica e, para o presidente, estariam na contramão da lei sancionada, pois visavam a manutenção de matrizes mais poluidoras, como termelétricas, a carvão e gás. Tratavam, ainda, de alteração nos índices de correção tarifária, para parâmetro que seriam menos vantajoso para a população.

Incentivos

O texto publicado também prevê incentivos ao desenvolvimento da indústria nacional, à geração de empregos e ao fortalecimento da segurança energética do país, integrando aspectos econômicos e ambientais.

Para garantir a sustentabilidade das atividades, estabelece exigências para o descomissionamento de empreendimentos e a restauração das áreas exploradas, além de obrigar consultas prévias às comunidades afetadas, promovendo o respeito às práticas marítimas tradicionais e à cultura local.

Receitas

As receitas geradas, provenientes de bônus de assinatura, taxas de ocupação e participação proporcional sobre a energia produzida, serão distribuídas entre União, Estados e municípios, com investimentos, prioritariamente, destinados à pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

Mudança de patamar

O Brasil é o sexto no ranking mundial na produção de energia eólica. Com a nova lei, o governo acredita que o país pode promover uma mudança de patamar na geração de energia limpa e renovável, com demanda cada vez mais frequente, bem como baratear os custos e impulsionar a indústria local.

A fonte de energia é nova no Brasil, sem a instalação de nenhuma plataforma devido à falta de legislação.

O governo afirma que "a sanção presidencial busca posicionar o Brasil como líder na transição energética global, alinhando-se às principais tendências de exploração de energias renováveis e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades regionais".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...