MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2: Empresa é responsável por função que agravou doença de empregada
Responsabilidade

TRT-2: Empresa é responsável por função que agravou doença de empregada

Colegiado destacou a negligência da empresa em relação às normas de segurança e saúde do trabalho.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Atualizado às 16:19

A 17ª turma do TRT da 2ª região manteve a condenação de empresa de terceirização por responsabilidade em doença ocupacional desenvolvida por auxiliar de serviços gerais. A trabalhadora recebeu diagnóstico de patologias na coluna lombar, cujo agravamento foi atribuído às condições de trabalho, configurando nexo de concausalidade.

A juíza-relatora, Débora Cristina Rios Fittipaldi Federighi, apontou negligência da empresa por descumprimento de normas de segurança e saúde no trabalho.

A perícia confirmou que as atividades da funcionária, como o transporte de baldes pesados e a manutenção de posturas inadequadas por longos períodos, contribuíram para o agravamento do quadro.

 (Imagem: Freepik)

Empresa indenizará trabalhadora em R$ 5 mil por danos morais.(Imagem: Freepik)

Embora outros fatores, como idade e sobrepeso, tenham sido considerados, o laudo concluiu que as condições de trabalho foram determinantes para o desenvolvimento da doença.

"Há nexo de concausalidade entre a patologia apresentada pela parte reclamante e as atividades executadas na reclamada. A concausa é também considerada na responsabilização por danos, tendo em vista que, mesmo não sendo as condições de trabalho a causa exclusiva da doença do empregado, ainda assim colaboraram para a eclosão/agravamento da doença", afirmou a julgadora.

A magistrada, porém, reformou a sentença de primeiro grau que havia concedido pensão vitalícia à trabalhadora. Considerando a incapacidade parcial e temporária, com possibilidade de recuperação mediante tratamento médico adequado, a condenação foi limitada a 12 parcelas.

Adicionalmente, a empresa foi condenada a indenizar a trabalhadora em R$ 5 mil por danos morais.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP