MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes nega recurso e Bolsonaro segue impedido de ir à posse de Trump
Nova negativa

Moraes nega recurso e Bolsonaro segue impedido de ir à posse de Trump

Ministro recusou pedido de reconsideração feito pelo ex-presidente.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Atualizado em 18 de janeiro de 2025 08:32

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve, nesta sexta-feira, 17, decisão que negou o pedido de Jair Bolsonaro para reaver seu passaporte e ir à posse do presidente eleito nos EUA Donald Trump. A cerimônia está marcada para segunda-feira, 20.

O pedido inicial de Bolsonaro já havia sido negado por Moraes na quinta-feira, após a PGR também manifestar-se contrária à autorização.

O ministro mencionou a existência de risco de fuga do ex-presidente, indiciado em casos como o da trama golpista de 2022.

A defesa pediu a reconsideração da decisão afirmando não haver qualquer indício de pretensão de fuga, considerando que o ex-presidente tem cumprido as cautelares impostas, mas o ministro novamente negou o pedido.

 (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Moraes nega recurso e Bolsonaro segue impedido de ir à posse de Trump.(Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Na decisão agora mantida, S. Exa. justificou que Bolsonaro já se manifestou publicamente a favor da fuga de condenados por crimes e da permanência deles como foragidos no exterior, em especial na Argentina.

"O cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro para se furtar à aplicação da lei penal."

O ministro também considerou que não foi juntado aos autos nenhum documento que comprovasse a veracidade do convite realizado pelo presidente eleito dos EUA a Bolsonaro.

Manifestação da PGR

Ao emitir parecer, o PGR Paulo Gonet afirmou que não foi demonstrada "necessidade básica, urgente e indeclinável" de o ex-presidente sair do país. Além disso, Gonet afirmou que a viagem desejada pretendia "satisfazer interesse privado" e não se mostrava imprescindível.

Ao manter a negativa, Moraes determinou o encaminhamento dos autos à PGR para manifestação.

Leia a decisão.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.