MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça permite penhora de 30% de seguro-desemprego de devedor
$$$

Justiça permite penhora de 30% de seguro-desemprego de devedor

Decisão foi baseada na ausência de outros bens a serem penhorados, permitindo assim a satisfação parcial do crédito ao credor, enquanto 70% dos valores foram liberados ao devedor.

Da Redação

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Atualizado em 22 de janeiro de 2025 09:39

A juíza Helen Komatsu, da vara Única de Cardoso/SP, determinou a manutenção parcial da penhora de valores provenientes de seguro-desemprego depositados em conta poupança de um devedor. A magistrada permitiu mantem o bloqueio em 30% do montante, visto ausência de outros bens passíveis de penhora.

Nos autos, o devedor alegou que teve R$ 1.858,00 bloqueados de sua conta poupança, sendo eles impenhoráveis por estarem abaixo do limite de 40 salários-mínimos e por se tratar de verba de seguro-desemprego.

 (Imagem: Freepik)

Magistrada manteve bloqueio parcial dos valores.(Imagem: Freepik)

Contudo, a juíza ponderou que, diante da ausência de outros bens passíveis de penhora e com base em jurisprudência consolidada, seria possível a constrição parcial para garantir a efetividade da execução.

"Diante de tal contexto, tendo em vista a falta de sucesso junto às diligências realizadas, mostra-se viável, no presente caso, a relativização de tal regra, possibilitando ao credor a satisfação de seu crédito."

Além disso, a magistrada entendeu que a manutenção da penhora de 30% do valor é razoável, "não havendo indícios que a constrição de tal montante prejudicaria o sustento do executado ou de sua família".

Com a decisão, 70% do valor bloqueado foi liberado para o devedor, enquanto 30% permanecerá penhorado para satisfação do crédito.

O escritório EYS Sociedade de Advogados atua no caso.

Confira aqui a decisão.

EYS Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA