MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dino derruba decreto que limita consulta sobre licenciamento ambiental
Autonomia

Dino derruba decreto que limita consulta sobre licenciamento ambiental

Ministro do STF considerou que norma do MG invade competência da União.

Da Redação

sábado, 25 de janeiro de 2025

Atualizado às 11:50

O ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu os efeitos do decreto estadual 48.893/24, de Minas Gerais, que restringe os casos de consulta prévia a indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em licenciamentos ambientais.

Dino entendeu que a norma tratou de temas cuja competência é privativa da União.

Entre os pontos analisados, o decreto define o conceito de "terra indígena" e estabelece critérios específicos para a realização de consultas.

 (Imagem: Andressa Anholete/STF)

Dino suspende decreto de MG sobre consulta a comunidades tradicionais.(Imagem: Andressa Anholete/STF)

Na decisão, o ministro destacou que a competência para tratar do tema pertence à União e que "o instituto da consulta livre, prévia e informada, previsto em convenção da OIT e incorporado à legislação brasileira, não pode ser limitado por normas estaduais".

De acordo com o decreto, a consulta seria realizada apenas quando o licenciamento afetasse povos indígenas reconhecidos pela Funai - Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Além disso, considera terra indígena somente aquela demarcada e homologada pela União.

Para comunidades quilombolas, a certificação pela Fundação Cultural Palmares é exigida, enquanto povos e comunidades tradicionais devem ser certificados pela Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais.

A liminar foi concedida a pedido da Apib - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil na ADIn 7.776.

A decisão monocrática será submetida ao plenário do STF, em sessão virtual programada entre os dias 14 e 21 de fevereiro.

Veja o acórdão.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA