MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP e TJ/SP criam grupo para combater a litigância predatória
Litigância predatória

OAB/SP e TJ/SP criam grupo para combater a litigância predatória

Primeira reunião destaca a necessidade de esforços conjuntos para garantir eficiência e integridade na administração da Justiça.

Da Redação

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Atualizado às 14:05

Na última quarta-feira, 22, foi realizada a primeira reunião presencial entre a OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo e a Corregedoria-Geral de Justiça do TJ/SP para a criação de um grupo de trabalho conjunto voltado ao combate à litigância predatória.

A reunião contou com a participação de representantes das duas instituições, entre eles Gabriela Fragoso Calasso Costa, Maria Rita Ribeiro Pinho Dias, Paula Lopes Gomes, Airton Pinheiro de Castro e Mauro Antonini, pelo TJ/SP.

Pela OAB/SP, estiveram presentes a presidente em exercício da Ordem, Daniela Magalhães, a presidente da Comissão Permanente de Direito e Prerrogativas, Claudia Bernasconi; o vice-presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional, Bruno Paleta; e a corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina, Ana Julia Brasi Pires Kachan.

Durante o encontro, foi destacado que a litigância predatória é um problema complexo que afeta diretamente a administração e o acesso à Justiça. A proposta é que o grupo de trabalho realize reuniões mensais, possibilitando um acompanhamento sistemático e a elaboração de fluxos e processos mais eficientes para lidar com os casos. 

 (Imagem: Divulgação)

OAB/SP e TJ/SP criam grupo de trabalho para combater a litigância predatória.(Imagem: Divulgação)

Daniela Magalhães enfatizou a necessidade de um esforço conjunto para o enfrentamento do problema.

"Esse é um problema que afeta diretamente a administração da Justiça e o acesso a ela. O enfrentamento precisa ser coletivo, envolvendo esforços coordenados de todas as partes, para que possamos buscar soluções eficazes e demonstrar que tanto a OAB/SP quanto o TJ/SP estão genuinamente comprometidos em resolver essa questão", enfatizou. 

Os magistrados da CGJ destacaram ser de fundamental importância a participação da OAB/SP no enfrentamento do problema e ressaltaram que o Numopede - Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas está à disposição para colaborar com levantamento de dados.

"Ao combater práticas abusivas, também estamos fortalecendo o trabalho da advocacia, que acaba prejudicada pela atuação de grupos que utilizam o sistema judiciário de forma fraudulenta", disse a juíza Maria Rita Ribeiro Pinho Dias.

A iniciativa reforça o compromisso das duas entidades em promover ações concretas para enfrentar questões que afetam diretamente a administração da Justiça, garantindo que os profissionais e cidadãos tenham acesso a um sistema mais eficiente.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS