MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. No TJ/SP, Sica propõe união com magistrados: "democracia é conversa"
União pela Justiça

No TJ/SP, Sica propõe união com magistrados: "democracia é conversa"

Presidente da OAB/SP criticou distanciamento entre juízes e advogados.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Atualizado às 08:16

Durante a abertura do Ano Judiciário no TJ/SP, o presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, destacou a necessidade de maior proximidade entre advogados e magistrados, propondo um "pacto pela Justiça" como meio de estreitar a relação entre os profissionais do Direito e fortalecer o sistema judiciário.

"Proponho hoje o começo do desenho de um pacto pela Justiça, um pacto que seja uma mesa permanente com todos os atores trabalhando em cooperação na administração da Justiça."

Sica enfatizou que o distanciamento, especialmente causado pela tecnologia, prejudica a convivência e o aprendizado mútuo entre advogados e juízes.

"O pouco que aprendi na advocacia, eu aprendi vendo juízes trabalharem, participando de audiências e presenciando sessões do tribunal. Esse aprendizado é essencial e não pode ser substituído por interações exclusivamente virtuais."

Assista ao discurso na íntegra.

O causídico reforçou que a democracia se baseia no diálogo e que o Judiciário deve ser um espaço acessível para a troca de ideias.

"Democracia é conversa. Nós temos que ampliar as possibilidades de falarmos uns com os outros, não reduzir."

O presidente da OAB/SP também abordou a importância de garantir que juízes estejam acessíveis aos advogados, criticando a postura de alguns magistrados que não recebem advogados.

"Já passou a hora de chegar o dia em que não haja mais juízes, embora poucos, que não recebam advogados."

Segundo ele, o respeito e a cordialidade devem ser a base para um relacionamento mais produtivo entre as duas carreiras.

Ainda no discurso, Sica ressaltou a necessidade de uma abordagem cooperativa no uso da tecnologia na Justiça, garantindo que as inovações não criem barreiras, mas aproximem os profissionais.

"Tecnologia deve promover mais acesso, mais proximidade e não distanciamento. Estamos formando uma geração de advogados que nunca viu um juiz, e isso nos preocupa."

Por fim, o presidente reforçou o compromisso da advocacia paulista em colaborar com o Judiciário.

"Estamos aqui para cooperar, para trabalhar próximos e para garantir que nossa Justiça seja conduzida por profissionais confiantes, íntegros e felizes com suas profissões. Contem conosco e saibam que confiamos muito em vossas excelências."

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA