MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. No TJ/SP, Sica propõe união com magistrados: "democracia é conversa"
União pela Justiça

No TJ/SP, Sica propõe união com magistrados: "democracia é conversa"

Presidente da OAB/SP criticou distanciamento entre juízes e advogados.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Atualizado às 08:16

Durante a abertura do Ano Judiciário no TJ/SP, o presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, destacou a necessidade de maior proximidade entre advogados e magistrados, propondo um "pacto pela Justiça" como meio de estreitar a relação entre os profissionais do Direito e fortalecer o sistema judiciário.

"Proponho hoje o começo do desenho de um pacto pela Justiça, um pacto que seja uma mesa permanente com todos os atores trabalhando em cooperação na administração da Justiça."

Sica enfatizou que o distanciamento, especialmente causado pela tecnologia, prejudica a convivência e o aprendizado mútuo entre advogados e juízes.

"O pouco que aprendi na advocacia, eu aprendi vendo juízes trabalharem, participando de audiências e presenciando sessões do tribunal. Esse aprendizado é essencial e não pode ser substituído por interações exclusivamente virtuais."

Assista ao discurso na íntegra.

O causídico reforçou que a democracia se baseia no diálogo e que o Judiciário deve ser um espaço acessível para a troca de ideias.

"Democracia é conversa. Nós temos que ampliar as possibilidades de falarmos uns com os outros, não reduzir."

O presidente da OAB/SP também abordou a importância de garantir que juízes estejam acessíveis aos advogados, criticando a postura de alguns magistrados que não recebem advogados.

"Já passou a hora de chegar o dia em que não haja mais juízes, embora poucos, que não recebam advogados."

Segundo ele, o respeito e a cordialidade devem ser a base para um relacionamento mais produtivo entre as duas carreiras.

Ainda no discurso, Sica ressaltou a necessidade de uma abordagem cooperativa no uso da tecnologia na Justiça, garantindo que as inovações não criem barreiras, mas aproximem os profissionais.

"Tecnologia deve promover mais acesso, mais proximidade e não distanciamento. Estamos formando uma geração de advogados que nunca viu um juiz, e isso nos preocupa."

Por fim, o presidente reforçou o compromisso da advocacia paulista em colaborar com o Judiciário.

"Estamos aqui para cooperar, para trabalhar próximos e para garantir que nossa Justiça seja conduzida por profissionais confiantes, íntegros e felizes com suas profissões. Contem conosco e saibam que confiamos muito em vossas excelências."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...