MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça Federal tem decisões divergentes em ações envolvendo o Enare
Enem da medicina

Justiça Federal tem decisões divergentes em ações envolvendo o Enare

Alguns juízes reconheceram erros nas notas; outros, rejeitaram ações por falta de interesse de agir.

Da Redação

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Atualizado às 12:12

Decisões judiciais envolvendo o Enare - Exame Nacional de Residência Médica 2024/2025 têm seguido direções opostas na Justiça Federal.

Enquanto magistrados de Juiz de Fora/MG e da 3ª vara Federal da SJDF determinaram a correção de notas de candidatos devido a erros na análise curricular, a 21ª vara Federal Cível da SJDF vem extinguindo ações sob o entendimento de que, com o encerramento do processo seletivo, não há mais interesse de agir.

Correção possível

Em Minas Gerais, os juízes Federais Marcelo Motta de Oliveira, da 2ª vara Federal, e Samuel Parente Albuquerque, da 3ª vara Federal, reconheceram que duas médicas comprovaram documentalmente que suas notas foram calculadas incorretamente.

Uma delas, candidata à Otorrinolaringologia, teve a pontuação ajustada de 26,90 para 85,40 pontos. Já a outra, que busca uma vaga em Pediatria, deveria ter recebido 85 pontos, mas foi classificada com apenas 27.

Diante das inconsistências, os magistrados determinaram a reavaliação imediata das notas e a retificação dos editais, garantindo que ambas concorram em igualdade de condições.

No Distrito Federal, decisão semelhante foi proferida pela 3ª vara Federal da SJDF. O juízo reconheceu "flagrante ilegalidade cometida pela parte impetrada ao deixar de analisar os argumentos apresentados pelo impetrante no recurso administrativo, bem ainda o seu histórico escolar e demais documentos exigidos no edital". Com isso, deferiu liminar determinando a reanálise da pontuação do candidato.

Processos:

 (Imagem: Freepik)

Justiça Federal proferiu decisões em sentidos opostos em ações que contestavam pontuação do Enare.(Imagem: Freepik)

Extinção das ações

Por outro lado, a 21ª vara Federal Cível da SJDF tem adotado entendimento oposto.

Os juízes Federais Charles Renaud Frazão de Moraes e Francisco Valle Brum afirmaram que, uma vez finalizadas todas as etapas do Enare, não há mais fundamento para questionamentos individuais sobre pontuação ou classificação.

A fase de escolha de vagas foi encerrada em 3/2/25, com a publicação do resultado final no dia seguinte.

Assim, o juízo tem sustentado que "é patente a falta de interesse de agir", levando à extinção de, ao menos, sete ações sem resolução do mérito, com base no art. 485, VI, do CPC.

Processos:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...