MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz nega reintegração de posse de cães e determina visita quinzenal
Tutela animal

Juiz nega reintegração de posse de cães e determina visita quinzenal

Para magistrado, vínculo afetivo prevalece sobre titularidade de compra na definição da posse dos animais.

Da Redação

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Atualizado às 12:36

Após a separação conjugal, tutor de animais de estimação não obteve a posse dos cachorros, mas poderá visitá-los a cada quinze dias. A decisão é do juiz de Direito Seung Chul Kim, da 2ª vara Cível do Foro Regional IV da Lapa, em São Paulo/SP, que negou o pedido de "reintegração de posse" formulado pelo autor da ação.

O magistrado determinou que os pets permaneçam com a ex-esposa do requerente, pois o vínculo afetivo deve prevalecer sobre a titularidade da compra.

O caso envolve a disputa pela posse de dois cães, Scooby e Tequila. O autor ingressou com a ação alegando ser o legítimo proprietário dos animais e solicitando tutela de urgência para reavê-los.

A ex-esposa, por sua vez, questionou a competência do juízo, argumentando que a questão deveria ser analisada pela vara de família. No entanto, o magistrado afastou a preliminar, esclarecendo que a partilha de animais de estimação não se enquadra como matéria de direito de família, mas sim como posse.

 (Imagem: Freepik)

Magistrado determinou que tutor poderá visitar cachorros a cada quinze dias.(Imagem: Freepik)

Ao avaliar o pedido de tutela de urgência, o juiz observou que não há comprovação definitiva sobre a propriedade dos animais. No entanto, ressaltou que a posse de um animal não se limita ao pagamento pelo valor de aquisição, mas se estabelece pelo vínculo afetivo entre o tutor e o pet.

"Tratando-se de animal, não é aquele que pagou maior valor que se torna proprietário, mas quem tem vínculo mais forte com o animal. Assim é que, considerando que resta incontroverso que o autor não tem mais contato com os animais, entendo aplicável o regime de visitas ao autor."

Diante desse entendimento e considerando a ausência de contato do autor com os cães, o magistrado determinou a aplicação de um regime de visitas. Assim, o tutor terá direito a ficar com os animais a cada 15 dias, das 10h de sábado até as 18h de domingo.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP