MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF: Controle de gatos em condomínio cabe ao Estado e aos moradores
Responsabilidade

TJ/DF: Controle de gatos em condomínio cabe ao Estado e aos moradores

Colegiado destacou a importância de ações conjuntas e a necessidade de conscientização dos moradores.

Da Redação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Atualizado às 12:08

Em decisão recente, a 6ª turma Cível do TJ/DF estabeleceu que a gestão da população de gatos de rua deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade. O entendimento surgiu a partir de uma ação civil proposta por condomínio rural contra o DF, na qual o condomínio solicitava a apreensão de todos os gatos de rua em suas dependências.

O Distrito Federal recorreu da decisão de 1ª instância, que havia determinado a elaboração e execução de um plano para captura, remoção e abrigamento dos animais. A turma Cível, ao analisar o recurso, considerou que a proteção ambiental e o controle de zoonoses requerem a colaboração entre a administração pública e a comunidade.

 (Imagem: Freepik)

Colegiado entendeu que o controle não cabe exclusivamente ao Estado.(Imagem: Freepik)

O colegiado enfatizou que os programas de castração e vacinação oferecidos pelo governo do DF são medidas eficazes para controlar o crescimento populacional felino.

Os desembargadores argumentaram que, mesmo que todos os gatos fossem retirados do condomínio, o problema persistiria sem a conscientização dos moradores. "O Distrito Federal assumirá uma obrigação impossível de ser cumprida, porque nunca será capaz de capturar todos os gatos que circulem pelo condomínio".

A turma citou o art. 22 da lei de introdução às normas de Direito brasileiro, que preconiza a consideração das dificuldades enfrentadas pelo gestor público na interpretação de normas sobre gestão pública, "na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados".

Dessa forma, reforçou a necessidade de um diálogo mais amplo para encontrar soluções conjuntas e viáveis.

Com base nesse entendimento, a turma deu provimento ao recurso do DF.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...