MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Braga Netto pede suspeição de Moraes em ação de tentativa de golpe
Trama golpista

Braga Netto pede suspeição de Moraes em ação de tentativa de golpe

Defesa do general alega que o ministro foi alvo da suposta trama, o que justificaria a suspeição.

Da Redação

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Atualizado às 17:51

Os advogados do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, solicitaram ao STF que o ministro Alexandre de Moraes seja considerado suspeito para conduzir o julgamento da denúncia apresentada pela PGR sobre suposto plano de Golpe de Estado.

Na última semana, Bolsonaro, Braga Netto e outras 32 pessoas foram denunciadas sob acusações de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros crimes.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou Braga Netto como figura central na articulação do esquema.

Segundo a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, Braga Netto teria disponibilizado recursos financeiros para a execução do plano e promovido uma reunião em sua residência para discutir detalhes da estratégia.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Defesa de Walter Braga Netto pediu suspeição do ministro Alexandre de Moraes em ação sobre suposta tentativa de golpe de Estado.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na petição que questiona a imparcialidade de Moraes, a defesa argumenta que o ministro seria um alvo direto da suposta trama, ainda que não a principal vítima dos crimes apontados, o que poderia comprometer sua isenção no caso.

O pedido será avaliado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, responsável por decidir a respeito de redistribuições processuais. 

Braga Netto, que também atuou como ministro da Casa Civil e foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, está em prisão preventiva desde 14 de dezembro, após a PF identificar possíveis tentativas do general de interferir nas investigações sobre a tentativa de golpe.

Denúncia "fantasiosa"

A defesa do general Braga Netto classificou a denúncia da PGR como "fantasiosa".

Os advogados, José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall'Acqua, afirmaram que o general está preso há mais de 60 dias sem acesso completo aos autos e sem oportunidade de se manifestar sobre a delação premiada que embasa a acusação.

Além disso, criticaram o fato de a denúncia ter sido apresentada antes da conclusão da investigação da PF, apontando violações ao direito de defesa. Eles afirmaram confiar no STF para "colocar a investigação nos trilhos".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...