MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz anula reajuste após plano de saúde não justificar aumento
Aumento injustificado

Juiz anula reajuste após plano de saúde não justificar aumento

O magistrado considerou os reajustes abusivos e destacou que não foi apresentada documentação necessária para justificar os índices aplicados.

Da Redação

sábado, 8 de março de 2025

Atualizado em 7 de março de 2025 15:43

O juiz de Direito Swarai Cervone de Oliveira, da 3ª vara Cível de Pinheiros/SP, determinou o afastamento dos reajustes aplicados por seguradora em contrato de plano de saúde, uma vez que a empresa não comprovou a regularidade dos aumentos, mesmo após realização de perícia atuarial durante o processo.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP afastou reajustes de plano de saúde após seguradora não comprovar a regularidade dos aumentos.(Imagem: Freepik)

O TJ/SP determinou a realização de perícia atuarial pois entendeu que a seguradora não demonstrou a legalidade dos aumentos. Então, foi ajuizada ação de liquidação de sentença para apurar os percentuais de reajuste aplicados entre os anos de 2019 e 2022.

O perito designado analisou os reajustes com base em pesquisa de mercado e informações disponibilizadas pela empresa e, inicialmente, concluiu que os percentuais eram razoáveis. 

No entanto, ao analisar o caso, o juiz destacou que essa conclusão contrariava o acórdão anterior, que já havia apontado a insuficiência da documentação apresentada pela empresa. Além disso, ressaltou que a seguradora não forneceu novos documentos capazes de comprovar a legalidade dos reajustes.

O magistrado ainda esclareceu que não houve desrespeito ao acórdão anterior, pois a seguradora tinha o ônus de demonstrar a regularidade dos reajustes e não o fez.

"O que o acórdão determinou foi a necessidade de apuração, por perícia, da regularidade dos reajustes impostos pela ré. Evidentemente, isso só seria possível com a colaboração da ré. Porém, se ela não exibe a documentação necessária ao exame pericial, a consequência da desídia tem de ser o afastamento dos reajustes".

Assim, o juiz considerou os aumentos abusivos e determinou o afastamento integral dos reajustes, garantindo o direito da consumidora à revisão dos valores cobrados.

O escritório Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde atua pela consumidora. 

Confira a sentença.

Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...