MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST cancela penhora em proventos de militar que descobriu câncer
Dignidade

TST cancela penhora em proventos de militar que descobriu câncer

Colegiado revogou a penhora de 30% da aposentadoria, considerando a necessidade de garantir a subsistência do aposentado durante o tratamento.

Da Redação

segunda-feira, 10 de março de 2025

Atualizado às 11:51

TST acolheu o recurso de militar aposentado, sócio de empresa e suspendeu a penhora de 30% de seus proventos de aposentadoria para o pagamento de dívidas trabalhistas. A decisão da 2ª turma considerou o diagnóstico de câncer de próstata do aposentado, que alegou impossibilidade de arcar com os custos do tratamento e manter sua subsistência caso a penhora fosse mantida.

A ação trabalhista, movida por jardineiro em 2016 contra a empresa e a Cemig - Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais, resultou na condenação de ambas ao pagamento de verbas trabalhistas.

Após o trânsito em julgado, a ministra Liana Chaib, do TST, determinou a penhora de 30% da aposentadoria do sócio, conforme jurisprudência da Corte.

Posteriormente, o aposentado solicitou a revisão da penhora ao TRT, informando seu diagnóstico de câncer e as elevadas despesas médicas decorrentes da cirurgia. O TRT acatou o pedido e revogou a penhora, levando o jardineiro a recorrer ao TST.

 (Imagem: Sérgio Lima/Folhapress)

Para colegiado do TST, manutenção da medida implicaria ofensa à dignidade pessoal do aposentado.(Imagem: Sérgio Lima/Folhapress)

A relatora, ministra Liana Chaib, analisou a declaração do Imposto de Renda do sócio, que comprovou a aposentadoria como sua única fonte de renda, além dos descontos de empréstimos consignados para custear o tratamento.

A ministra ponderou os direitos do credor e a garantia da subsistência do devedor, considerando que a situação poderia comprometer sua vida e afrontar o princípio da dignidade humana.

Com base no art. 505, inciso I, do CPC, que prevê a modificação da coisa julgada em relações jurídicas continuadas com alteração no estado de fato ou de direito, a 2ª turma manteve a decisão do TRT. 

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA