MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ aprova mudanças em resolução que prevê extinção de execuções fiscais
Mudanças fiscais

CNJ aprova mudanças em resolução que prevê extinção de execuções fiscais

Mudanças incluem extinção de processos sem informação de CPF ou CNPJ, gratuidade de informações sobre transações imobiliárias, e dispensa de protesto prévio em caso de inscrição no Cadin.

Da Redação

quarta-feira, 12 de março de 2025

Atualizado às 12:08

O plenário do CNJ aprovou nesta terça-feira, 11, por unanimidade, alterações na resolução 547/24, que estabelece medidas para otimizar a tramitação de execuções fiscais no Brasil. As modificações incluem a extinção de processos nos quais o CPF ou CNPJ do executado não conste, a gratuidade das informações sobre transações imobiliárias fornecidas pelos cartórios aos municípios a cada 60 dias e a desobrigação de protesto prévio para o ajuizamento quando a certidão de dívida ativa estiver inscrita no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público Federal (Cadin).

 (Imagem: Rômulo Serpa/Agência CNJ)

CNJ aprova mudanças na resolução que prevê extinção de execuções fiscais. Relator é o ministro Barroso.(Imagem: Rômulo Serpa/Agência CNJ)

O relator, ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ e do STF, destacou que a resolução promoveu uma "verdadeira revolução" ao extinguir 8,5 milhões de execuções fiscais, representando mais de 10% do total de 80 milhões de processos em tramitação nos tribunais brasileiros.

Segundo Barroso, a medida reflete a interpretação do art. 319, II, do CPC, que exige a informação do CPF ou CNPJ do réu na petição inicial. "Os entes públicos possuem mecanismos para obter esses dados, inclusive para protestar a certidão de dívida ativa antes do ajuizamento, conforme decisão do STF em repercussão geral (Tema 1.184)."

Encômios

João Henrique Chauffaille Grognet, procurador-Geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS, elogiou o empenho do CNJ no tema. "As execuções fiscais sempre foram alvo de críticas. Contudo, representam o meio pelo qual o Estado recupera recursos para implementar políticas públicas", afirmou. Para Grognet, a resolução 547/24 demonstra a harmonia entre os três Poderes e a sociedade. "Só na PGFN, realizamos mais de 800 bilhões de reais em acordos de transação, buscando recuperar ativos, mas considerando as particularidades e a necessidade de desenvolvimento econômico e empregabilidade."

Luciana Harth, procuradora-Geral do município de Salvador/BA, participou virtualmente da sessão e ressaltou o aumento da arrecadação na cidade, de R$ 215 milhões em 2023 para R$ 404 milhões em 2024. "Parabenizamos o CNJ pela iniciativa e destacamos o diálogo com o TJ/BA", disse.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...