MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/DF suspende advogado investigado por agredir ex-namorada
Violência contra a mulher

OAB/DF suspende advogado investigado por agredir ex-namorada

Homem já foi condenado, em 2023, por perseguição e descumprimento de protetiva contra uma mulher.

Da Redação

sexta-feira, 14 de março de 2025

Atualizado às 16:51

A OAB/DF suspendeu o advogado Josué Calebe Ribeiro Sant'anna. Ele é investigado por atos de violência doméstica contra a ex-namorada, também advogada. 

O presidente da seccional, Paulo Siqueira, disse ao Migalhas que a decisão se deu pela gravidade dos fatos investigados e pela reincidência. Foi aberto processo de inidoneidade contra o causídico, o qual tramita em sigilo.

Sant'anna já foi condenado anteriormente, em 2023, por perseguição e descumprimento de protetiva contra uma mulher.

No caso da advogada, os relatos são de que, no início deste mês, ele teria aplicado um "mata-leão" para obrigá-la a ir dormir, e disse que, se ela não fosse dormir, "a apagaria de uma forma ou de outra". Ele também a teria agredido dentro de uma igreja, e de uma lanchonete (vídeo abaixo). 

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Investigado por agressão à ex, Josué Calebe Ribeiro Sant'anna é suspenso da OAB/DF.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Josué consta como "suspenso" em sua inscrição do DF no CNA - Cadastro Nacional de Advogados. No RJ, por sua vez, a situação do causídico segue regular. 

 (Imagem: Reprodução/CNA)

Investigado por agressão à ex, advogado Josué Calebe Ribeiro Sant'anna é suspenso da OAB/DF.(Imagem: Reprodução/CNA)

Em nota, a OAB/DF manifestou "veemente repúdio e profundo pesar diante dos fatos divulgados pela mídia, nos quais apontam um advogado sendo flagrado em vídeo acuando e agredindo uma mulher, de acordo com a reportagem também advogada, em uma lanchonete no Distrito Federal". 

Violência

Josué Calebe Ribeiro Sant'anna é investigado pela Deam - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Distrito Federal, por atos de violência doméstica como ameaçar, perseguir e espancar uma advogada, com quem manteve relacionamento.

O relato é de que Calebe teria agredido a mulher no último dia 5, quando ambos estavam em casa. O homem se descontrolou quando a advogada se negou a se deitar com ele. Diante da negativa, o agressor a puxou pelo braço e a enforcou para que ela se deitasse. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles. 

Dias depois, os episódios de violência continuaram, inclusive dentro de uma igreja. Em 9 de março, Calebe começou a gritar dentro do templo e acusar a namorada de ter relações extraconjugais.

Em fúria, o advogado gritou dizendo que a mulher apanharia mesmo dentro da igreja e seguiu dando tapas e torcendo o braço dela. Assustada, a vítima contou com a ajuda de uma pastora para se esconder.

Após as agressões dentro da igreja, a advogada teria seguido para uma lanchonete na companhia de amigos. Transtornado, Calebe cercou a mulher dentro do estabelecimento e tentou puxá-la para fora do local.

Ele ainda teria dito que sabia onde a mãe da vítima trabalhava e que iria matá-la. Amigos da advogada precisaram intervir para evitar que ela fosse agredida. Funcionários da lanchonete a levaram para uma área restrita até que o homem fosse embora.

Já na delegacia, a mulher teria relatado que as agressões eram frequentes, mas nunca havia registrado a ocorrência. Ela requereu medidas protetivas de urgência contra o ex.

Condenação anterior

O mesmo advogado foi preso em 26 de abril de 2023 em razão de agressão a um grupo, em um restaurante, além de ameaças à ex-namorada em uma delegacia de Brasília. O caso foi noticiado pelo G1.

Em setembro de 2023, ele foi condenado pelo juiz de Direito Frederico Ernesto Cardoso Maciel a 1 ano e 9 meses em regime aberto. A prisão, por sua vez, foi revogada.

As agressões no restaurante ocorreram no dia 31 de março de 2023 e foram registradas por uma câmera de segurança. A ex-namorada de Josué Calebe Ribeiro Sant'anna tinha medidas protetivas contra ele. No entanto, ao encontrar um grupo de amigos dela em um restaurante da Asa Sul, ele os agrediu.

A mulher não estava no local, mas quando foi registrar uma ocorrência relatando perseguição, no dia 1º de abril daquele ano, ele invadiu a delegacia com duas facas e um canivete.

O agressor foi condenado por perseguição e descumprimento de medida protetiva, com pena fixada em 1 ano e 9 meses em regime aberto.

Na decisão, o juiz manteve as medidas protetivas da ex-namorada por um ano. "Não havendo manifestação da ofendida até o final do prazo, entender-se-á que não subsiste situação de risco.Fixou, ainda, as seguintes medidas cautelares: monitoramento eletrônico por 90 dias, proibição de frequentar o endereço residencial da vítima e a creche do filho, proibição de contato com a vítima e familiares, proibição de se aproximar um quilômetro da vítima, familiares ou testemunhas.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA