MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes nega retenção de passaporte do deputado Eduardo Bolsonaro
Licença

Moraes nega retenção de passaporte do deputado Eduardo Bolsonaro

Ministro também acolheu manifestação da PGR pelo arquivamento de pedido de investigação contra o parlamentar.

Da Redação

quarta-feira, 19 de março de 2025

Atualizado às 11:03

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou nesta terça-feira, 18, o pedido de apreensão do passaporte do deputado Federal Eduardo Bolsonaro e o impedimento de sua saída do Brasil. A decisão também determinou o arquivamento da investigação solicitada pelo PT e pelos deputados Lindbergh Farias e Rogério Correia, seguindo manifestação da PGR.

A petição apresentada ao STF alegava que Eduardo Bolsonaro estaria promovendo ataques ao ministro Alexandre de Moraes e ao Poder Judiciário brasileiro durante viagens aos Estados Unidos. Os solicitantes apontavam a possível prática de crimes como obstrução de investigação de organização criminosa e atentado à soberania nacional, acusando o parlamentar de atuar para que autoridades estrangeiras adotassem retaliações contra o Brasil.

 (Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Eduardo Bolsonaro disse que vai se licenciar da Câmara e morar nos Estados Unidos.(Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

A PGR, no entanto, considerou que não havia elementos que justificassem a abertura de investigação. Em seu parecer, o órgão argumentou que as condutas descritas na petição não configuram crime, especialmente o de atentado à soberania, previsto no artigo 359-I do Código Penal, que exige negociação com governo ou grupo estrangeiro para provocar atos de guerra ou invasão ao território nacional.

Ao analisar o caso, Alexandre de Moraes destacou que, conforme o sistema jurídico brasileiro, o Ministério Público é o titular da ação penal pública e que a abertura de um processo criminal só pode ocorrer mediante denúncia do órgão. Com base nessa prerrogativa, o ministro acatou o pedido da PGR e determinou o arquivamento do caso.

"Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República, indefiro os pedidos de imposição de medidas cautelares e defiro o arquivamento desta investigação", decidiu Moraes.

Paralelamente, Eduardo Bolsonaro anunciou seu afastamento temporário do mandato de deputado Federal, informando que irá residir nos Estados Unidos.

Leia a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616