MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro
Denúncia de golpe

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

Sebastião Coelho, advogado de Filipe Martins, interrompeu leitura de relatório e foi contido pela Polícia Judicial.

Da Redação

terça-feira, 25 de março de 2025

Atualizado às 13:40

O desembargador aposentado Sebastião Coelho foi detido em flagrante pela Polícia Judicial do STF, nesta terça-feira, 25, por desacato e ofensas ao tribunal.

A ordem de lavratura do boletim de ocorrência foi determinada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Após o registro da infração, Coelho foi liberado.

Segundo a assessoria do STF, havia orientação de credenciamento prévio por parte de advogados para participar da sessão da 1ª turma.

Aos advogados das partes e às partes foi permitido acesso livre, mas os demais tinham que encaminhar os nomes. Por essa razão, o desembargador aposentado foi encaminhado para acompanhar da 2ª turma e se recusou.

Advogado de Filipe Martins - ex-assessor da presidência citado pela PGR no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 - Coelho não é parte formal na denúncia que começou a ser analisada pela 1ª turma do STF, uma vez que Martins ainda não é réu no caso.

O incidente ocorreu quando o advogado tentou acessar o plenário principal sem credenciamento prévio, exigência estabelecida pelo tribunal para advogados que desejam acompanhar as sessões presencialmente.

Ao ser impedido de ingressar e orientado a se dirigir ao auditório da 2ª turma, Coelho gritou e interrompeu a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes. Diante da perturbação, foi contido pela segurança e conduzido para registro da ocorrência.

Além do advogado, parlamentares bolsonaristas também enfrentaram dificuldades para acessar o plenário.

O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco, e o deputado Zé Trovão chegaram ao Supremo após o início da sessão, e havia orientação inicial de que, após o início da sessão, não poderiam mais entrar para evitar tumulto.

Dessa forma, assim como o desembargador, foram inicialmente direcionados ao auditório da 2ª turma. Contudo, por serem representantes do povo, o ministro presidente da turma liberou, e eles puderam acompanhar os trabalhos na 1ª turma.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA