MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ: Órgãos públicos têm até 12 de maio para regularizar adesão ao DJE
Inovação

CNJ: Órgãos públicos têm até 12 de maio para regularizar adesão ao DJE

Sistema visa otimizar a gestão de informações e garantir maior eficiência na prestação de serviços judiciais.

Da Redação

terça-feira, 1 de abril de 2025

Atualizado às 12:12

O CNJ finalizará, até 12 de maio, o cadastro obrigatório de órgãos públicos no Domicílio Judicial Eletrônico. Essa plataforma digital centraliza as comunicações processuais enviadas pelos tribunais brasileiros.

O período de registro voluntário para pessoas jurídicas de Direito Público, incluindo entidades da administração direta e indireta, empresas públicas, União, Estados, Distrito Federal, municípios, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia Pública, encerrou-se em 19 de dezembro. Atualmente, o CNJ realiza o cadastro compulsório dessas entidades.

Órgãos ainda não cadastrados compulsoriamente devem realizar o registro o mais breve possível. Aqueles já cadastrados pelo CNJ devem regularizar suas informações, indicando representantes e procuradores.

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, o Domicílio Judicial Eletrônico é uma solução totalmente digital e gratuita que facilita e agiliza consultas de citações pessoais e outras comunicações enviadas pelos tribunais.

O sistema substitui o envio de cartas e oficiais de Justiça, integrando os esforços de transformação digital do Poder Judiciário para garantir serviços mais céleres, eficientes e acessíveis.

 (Imagem: Artes Migalhas)

CNJ irá concluir até 12 de maio o cadastro compulsório.(Imagem: Artes Migalhas)

Segundo Adriano da Silva Araújo, juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do projeto, além da agilidade na gestão de comunicações processuais, a adesão ao sistema traz benefícios para a administração pública e a sociedade.

"É fundamental que as pessoas jurídicas de direito público reconheçam o impacto da centralização das informações numa única ferramenta, como forma de facilitar processos, otimizar tempo e recursos, e também como um elemento que traz considerável economia de dinheiro público. A participação dos órgãos nos esforços de inovação do Poder Judiciário aprimora a qualidade do serviço prestado, garante maior efetividade e amplia o acesso da sociedade à Justiça", explica.

Como regularizar o cadastro: 

  • Acesse https://www.jus.br/domicilio-judicial.
  • Faça o login na opção gov.br com seu certificado digital (e-CNPJ). 
  • Atualize os dados na plataforma. 
  • Verifique se há comunicações processuais destinadas ao CNPJ.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...