MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mantida justa causa de mulher que apresentou atestado e atuou em outro trabalho
Conduta contraditória

Mantida justa causa de mulher que apresentou atestado e atuou em outro trabalho

Juiz pontuou que a quebra de confiança, elemento essencial à relação empregatícia, ficou evidente no comportamento da empregada.

Da Redação

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Atualizado às 15:53

Juiz do Trabalho Jésser Gonçalves Pacheco, da 5ª vara de Belo Horizonte/MG, manteve a justa causa aplicada à trabalhadora que apresentou atestado médico por conjuntivite e, no mesmo dia, foi trabalhar para outro empregador.

Para o magistrado, a conduta representou quebra de confiança suficiente para justificar a justa causa.

Na ação, a profissional alegou que os motivos para a dispensa foram falsos. Segundo ela, faltou ao serviço no dia 20 de agosto de 2024 por estar com conjuntivite e desejar proteger uma colega gestante do contágio.

Por isso, pediu a reversão da justa causa, com o pagamento das verbas rescisórias devidas em casos de dispensa imotivada.

A fundação empregadora, por sua vez, sustentou que a conduta da ex-empregada configurou ato de improbidade, já que ela apresentou o atestado e, ainda assim, trabalhou para outro empregador na mesma data.

 (Imagem: AdobeStock)

Mantida justa causa de trabalhadora que apresentou atestado médico e foi trabalhar para outro empregador.(Imagem: AdobeStock)

Ao analisar o caso, o juiz afirmou que a justa causa exige a demonstração de uma grave violação contratual capaz de comprometer a confiança no vínculo de trabalho.

"Esse encargo probatório é do empregador", pontuou, destacando que a penalidade só se sustenta mediante prova robusta e convincente da falta.

Segundo o magistrado, a própria trabalhadora confirmou, nos autos, que exerceu atividade em outro local no mesmo dia da falta.

Em manifestação anexada ao processo, ela declarou que, "por questão de elevada urgência e demanda, a obreira, mesmo doente, foi ao outro emprego. Como lá o local é mais restrito, agiu de boa-fé, não entendendo que isso prejudicaria ninguém".

Para o juiz, no entanto, esse comportamento comprometeu a relação de confiança entre as partes. Avaliou que a improbidade, nesses casos, é aquela que "afeta a mútua confiança, base da relação jurídica entre empregado e empregador", o que se confirmou na conduta contraditória da profissional.

"Poupar de contágio uma colega gestante pode até ser um gesto humanitário, mas a autora, mesmo doente, ou supostamente doente, ainda assim foi trabalhar em outra unidade, o que nos parece contraditório", reconheceu.

Diante disso, o juiz manteve a validade da justa causa e rejeitou o pedido de reversão da dispensa e o pagamento das verbas típicas de demissão sem justa causa, como aviso-prévio indenizado, férias proporcionais com adicional, 13º salário proporcional, multa de 40% do FGTS, além da expedição das guias para saque do FGTS e seguro-desemprego.

O tribunal não divulgou o número do processo.

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...