MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP abre investigação contra juiz que forjou identidade por 45 anos
RG falso

TJ/SP abre investigação contra juiz que forjou identidade por 45 anos

Magistrado se passou por descendente da nobreza britânica e atuou no cargo por mais de duas décadas.

Da Redação

terça-feira, 8 de abril de 2025

Atualizado às 13:10

O TJ/SP instaurou investigação administrativa contra o juiz aposentado José Eduardo Franco dos Reis, que por 45 anos usou a identidade falsa de Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield.

De acordo com o Tribunal, foi aberta uma apuração de natureza disciplinar, cujo procedimento tramita sob sigilo.

A Corregedoria do CNJ foi comunicada no mesmo dia e, por isso, decidiu não atuar no caso neste momento, apenas acompanhar a apuração do TJ/SP.

A investigação foi instaurada após o TJ/SP suspender, na última sexta-feira, 4, o pagamento da aposentadoria do magistrado, que em fevereiro de 2025 era de R$ 166.413,94. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

TJ/SP abre investigação contra juiz que usou nome falso por 45 anos.(Imagem: Arte Migalhas)

Reis se apresentou por décadas como Edward, afirmando ser descendente da nobreza britânica. Com essa identidade, ingressou na Faculdade de Direito da USP - Universidade de São Paulo nos anos 1980 e, posteriormente, foi aprovado em concurso da magistratura, atuando por 23 anos no TJ/SP.

O caso veio à tona quando ele tentou renovar um documento de identidade no Poupatempo. Funcionários identificaram divergências entre seus registros e a certidão de nascimento, o que levou à abertura de inquérito na Polícia Civil de São Paulo.

Ao ser interrogado, ele alegou que Edward seria seu irmão gêmeo, adotado por uma família inglesa - explicação considerada inverossímil pelas autoridades. Até o momento, Reis não foi localizado para ser formalmente notificado.

A revelação gerou forte repercussão e levantou questionamentos sobre os mecanismos de verificação de identidade dentro do Judiciário. O TJ/SP informou que, além da responsabilização individual, pretende investigar se houve falhas institucionais que permitiram que a farsa se mantivesse por mais de quatro décadas.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA