MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IA Generativa ganha espaço nos escritórios de advocacia
Framework

IA Generativa ganha espaço nos escritórios de advocacia

Plataforma contribui para otimização de processos, estruturação de fluxos de trabalho inteligentes e melhoria da tomada de decisões baseadas em análise assertiva de dados.

Da Redação

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Atualizado às 22:03

A revolução da IA Generativa no setor jurídico acaba de ganhar uma referência global com assinatura brasileira: o Generative AI-Centric Law Firm Model, criado por Paulo Silvestre de Oliveira Junior, diretor de Inovação e Estratégia do ButtiniMoraes. O framework global é voltado à implementação estratégica de IA Generativa em escritórios de advocacia.

Lançado há cinco meses, o modelo já ultrapassou 2.300 downloads e está presente em 76 países, refletindo sua ampla aceitação e impacto internacional.

Para se ter uma ideia, o modelo tem sido adotado por tomadores de decisão estratégicos, que enxergam a IA Generativa como um fator-chave na evolução da prática jurídica:

  • 1 em cada 5 downloads foi realizado por CEOs ou fundadores;
  • 15% por sócios de escritórios;
  • 10% por diretores jurídicos e de inovação;
  • 9% por consultores estratégicos.

"O fato é que os escritórios jurídicos que compreendem a importância da transformação digital estão redefinindo suas operações para se manterem competitivos em um mercado cada vez mais orientado por análise de dados e eficiência", afirma Silvestre.

Paulo Silvestre de Oliveira Junior.

Segundo o executivo, mais do que acompanhar a transformação digital do Direito, o framework, desenvolvido em colaboração com Alexandre Zavaglia, tem liderado essa mudança, pois oferece uma abordagem clara, segura e estratégica para a adoção de IA Generativa no mundo jurídico.

O Generative AI-Centric Law Firm Model estabelece diretrizes que unem inovação jurídica, tecnologia de ponta e estratégia de negócios.

"O resultado é uma ferramenta que já vem sendo adotada por líderes jurídicos, CEOs e heads de inovação em algumas das maiores firmas do mundo, deixando claro que a advocacia do futuro não será apenas digital - será inteligente, estratégica e orientada por IA", acredita Silvestre.

O executivo reforça ainda que, com o crescimento exponencial e influência, o Generative AI-Centric Law Firm Model deve se consolidar como um marco para a modernização global, não só das empresas de advocacia, mas em outras indústrias, como como tecnologia, consultoria estratégica, finanças, saúde e setor público.

"Empresas desses segmentos começam a analisar sua estrutura como um modelo escalável para otimização de processos, estruturação de fluxos de trabalho inteligentes e melhoria da tomada de decisões baseadas em dados", conclui Silvestre.

ButtiniMoraes

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.